Sala de Recursos Generalista









Luciana Tomaz
Graduada em Biologia
Especialista em Educação Especial para Escola Inclusiva
Especialista em Arteterapia e Expressões Criativas
AEE - Sala de Recursos Generalista
Área Exatas

Patricia Monteiro Silva
Graduada em Geografia
Especialista em Educação Especial para Escola Inclusiva
AEE - Sala de Recursos Generalista
Área Humanas

Mestranda em Relação de Ajuda com Especialização em Pedagogia e Psicologia




CED OSÓRIO BACHIN
SALA DE RECURSOS GENERALISTA
Responsáveis : Luciana Vieira
                          Patrícia Monteiro

Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva ( Lei Distrital nº 5.714/2016)


A Sala de Recursos em cima da proposta da SEE /DFapresenta à ao CED Osório Bachin a montagem do Mural Interativo, que terá a participação efetiva dos estudantes, objetivando um processo de sensibilização acerca da educação inclusiva, valorizando a realidade da escola no campo.
            No primeiro momentos estarãoexpostos frases / perguntas a serem mitigadas pelos estudantes e comunidade escolar. São frases que podem ser impactantes ao se avaliar as potencialidades das pessoas com deficiência.
            Posteriormente, será afixado imagens de pessoas que são deficientes e que ocupam diversos setores da sociedade , para que ocorra ao longo da semana momentos de reflexão quer seja individual ou coletiva.
            Assim, será observado e anotado no Diário de Bordo da pesquisa, as diferentes reações mediante as provocações contidas no Mural Interativo.

            Na quinta feira as professoras da Sala de Recursos aplicarão durante os intervalos, uma pesquisa de caráter quantitativo com análise qualitativa para que se levante o perfil dos estudantes sobre o tema acima apresentado e se por acaso praticam alteridade.

                                                           


Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva ( Lei Distrital nº 5.714/2016)



Formulário de pesquisa:            O QUE PENSO SOBRE ISSO ?

1-Você sabe explicar o que é deficiência? (   ) sim    (   ) não
2-Sente pena quando se depara com uma pessoa deficiente?  (  ) sim (   ) não
3- Você tem amigos deficientes? (   ) sim     (   ) não
4-  Você acredita que uma pessoa cega possa viver numa casa sozinha?  (  )sim  (  ) não
5- Quando vê uma pessoa deficiente sente medo?   (  ) sim    (   ) não
6- Já fez piadas com pessoas deficientes?  (  ) sim          (   ) não
7- Você ri quando vê um deficiente ?  (   ) sim   (  ) não
8- Já ajudou algum deficiente?       (   ) sim         (   ) não
9-  Sente vontade de aprender Língua de Sinais – LIBRAS    (   ) sim     (   ) não
10- Você seria amigo de um deficiente?    (  ) sim    (   ) não
11- Você namoraria uma pessoa deficiente? (   ) sim    (   ) não
12- Já pensou que qualquer pessoa pode ficar deficiente por doenças ou acidentes?
             (  ) sim                                                                      (   ) não



Idade:_____________________
Série:______________________




























                 

2 comentários:

  1. De acordo com os gráficos acima percebe-se um certo paradoxo entre algumas respostas. Como a imaturidade ao compreender o que vem a ser a identidade da pessoa com deficiência. Havendo uma explosão de sentimentos de piedade e culpa , como se a situação colocasse a pessoa deficiente em situação desfavorável na sociedade.
    Enquanto, que na verdade o que acontece é a ausência de políticas públicas que atendam as necessidades destes.
    Nos penúltimos gráficos observamos uma controvérsia interessante .
    Quando se questiona se aceitaria ser amigo de deficiente, 100% dos entrevistados, alunos da escola, disseram que sim;porém, quando perguntamos se namoraria uma pessoa deficiente quase 30% afirmaram que não e os demais observamos que titubearam em entender a relação namora X deficiência.
    O que demonstra que precisamos quebrar as vitrines invisíveis que velam o conceito e o preconceito sobre ser singular.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog