Pintando a Diversidade


Mediadoras
Silvânia  Monteiro( Inglês)
Mônica Bastos     ( Geografia) e coordenação 
Patrícia Monteiro ( Geografia/ Sala de Recursos)

Objetivos:

- Relacionar diferentes contextos no ambiente escolar;

- Evidenciar e elabora uma linha histórica da evolução histórica dos direitos da Mulher;
- Levantar o contexto da Mulher do Campo e sua representatividade na produção de renda;
- Reconhecer as diferentes correntes que abarcam os LGBTs ;
- Apontar as diferentes religiões no contexto escolar e da região ;
- Abordar as questões étnicas: indígenas, camponesa, negros, regionalismo e multiculturalismo.
- Despertar a prática da alteridade ao se analisar  Direitos, Deveres e Cidadania .


Ações:

- Agrupamentos intra e extraclasse;
- Palestras e debates acerca dos temas;
- Documentários;
-Pesquisa in loco;
- Apresentação / seminários;
- Feira Cultural para Cidadania e Diversidade.



Reagrupamento 17/07/2017


CENTRO EDUCACIONAL OSÓRIO BACCHIN

TEMA: Pintando a Diversidade

Prática social inicial

- Promover debate sobre o “Eu” e o “Outro” e como acontece essas relações no contexto social;
- Como acontece o convivio social e a pluralidade cultural entre seus pares?
- Debater os seguintes temas:
* Diversidade Étnica
* Diversidade Cultural
* Diversidade Religiosa
* Diversidade de Gênero

Problematização

  • Como os estudantes se vêem no contexto da pluralidade social?
  • - Como occore a relação do Eu e o Outro no cotidiano?
  • Como e quando ocorre a compreensão sobre a diversidade de gênero?
  • Estando no campo como acontece o olhar sobre essas temáticas e como acontece as relações neste contexto?

Instrumentalização

- Textos informativos e formativos;
- Notícias de jornal;
- Vídeos
-Pesquisa direcionada
- Construção de painéis reflexivos.





Catarse

- Analisar o painél e levantar os pontos importantes debatidos em sala de aula.
- Momento de reflexão x ação x reflexão.

Prática Social Final

- Estabelecer um clima de debate na escola , sobre os temas estudados, de modo a proporcionar mudanças nas ações e no convivio social entre os pares ;
- proporcionar aos alunos torna-se mediadores em sua família sobre os temas estudados , bem como, abrir debate para compreensção da diversidade e da convivência humana em sociedade








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