Formulários e Atas




Manual dos coordenadores: Alunos
Parabéns!
Você foi eleito (a) coordenador de sua turma. O que demonstra o seu interesse em contribuir com os seus colegas e a escola.
Para uma boa atuação, é fundamental entender o papel do coordenador de turma, função que lhe dá a oportunidade de contribuir para a melhoria da comunicação e relação entre a sua turma, instituição, e a sua comunidade.
O Centro Educacional Osório Bacchin está ciente de sua obrigação de participação no processo pedagógico vem trabalhar apoiando e orientando você coordenador (a), procurando sempre proporcionar oportunidade para o exercício do direito à voz e à vez.
É importante compreender para facilitar a sua gestão como coordenador (a).
 O que é ser coordenador (a):
O (a) coordenador (a) de turma é o elo entre a turma, a instituição e a comunidade. É responsável pelo diálogo ético e eficaz com a sua turma, colaborando, coletando informações e sugestões para a busca de soluções para eventuais problemas.
 E promove integração do grupo, e a participação de todos  com as atividades propostas.
É multiplicador das informações do grupo, transmitidas pelos professores, coordenadores, gerencia e outros.

Perfil
Ø  É responsável;
Ø  É criativo (a) e dinâmico (a);
Ø  Tem espírito de liderança e iniciativa;
Ø  É justo e leal;
Ø  É estudioso, comprometido com as atividades propostas;
Ø  É solidário, entusiasta e idealista;
Ø  Tem conduta adequada.

Tempo de Gestão
       I.            Um ano letivo

Perderá o mandato em caso de:

o   Por Renúncia,
o   Por transferência (escola);
o   Não adotar comportamento adequado, recebendo sanções  quanto ao não cumprimento do regimento escolar;
o   Faltar às reuniões sem justificativa;
o    Ter conflito com a sua própria turma, e demais envolvidos com o projeto.

Em caso de perda de mandato um aluno será indicado pelos professores coordenadores, para o cargo.




A importância de ser um Coordenador (A): Oportunidade de colaborar com a escola participando das discussões pedagógicas da instituição, colaborando com todos, a fim de melhorar o ambiente escolar;
Ø  Representar ou ajudar na indicação de alunos para as atividades
Ø  Certificado  de reconhecimento ao final da gestão.

Funções
o   Estimular a interação entre os colegas;
o   Saber ouvir os colegas e mostra-se sempre responsável e aberto ao diálogo buscando uma opinião consensual da turma;
o   Identificar as necessidades da turma, esclarecendo, informando e orientando os colegas;
o   Participar da capacitação aos coordenadores e de todas as reuniões solicitadas, bem como socializar as informações;
o   Respeitar os professores, direção e demais funcionários da escola, tratando todos com cortesia e amizade.
o   Tratar os colegas com cortesia e amizade;
o   Manter-se sempre seu contato atualizado, bem como informar qualquer mudança dos contatos dos colegas;
o   Comparecer a todas as atividades escolares;
o   Zelar pela conservação e limpeza, comunicar qualquer dano notado ao patrimônio;
o   Ser assíduo (a), dedicado (a), pontual no cumprimento das atividades propostas.



Importante
Não é permitido ao coordenador (a):
§  Praticar atos ofensivos;
§  Tomar  atitudes individualizadas.

Cuidado:
7 pecados da fala:
1.      Fofoca;
2.      Julgamento;
3.      Negatividade;
4.      Reclamação;
5.      Desculpas (jogar culpa no outro);
6.      Exagero (mentira);

Fundamentos do discurso
ü Honestidade (ser, verdadeiro, direto e claro);
ü Autenticidade (ser você mesmo);
ü Integridade (fazer o que você diz);
ü Amor (desejar o bem aos outros).

Talentos

Projeto: Teatro

Coordenadores/Mediadores: Edinalva, Gerson e Alessandra

Colaboradores:

Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Ana Karolina
         6º ano “B” – Giselly Silva
         7º ano “A” – Ludmila
         7º ano “B”- Victor Hugo
         8º ano “A”- Wesley
         8º ano “B”- Marcos

Talentos

Projeto: Cantar.Tocar.dançar

Coordenadores/Mediadores: Ranielle, Ramon e Jorge
Colaboradores:


Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Maria Eduarda
         6º ano “B” – Thiago Silva
         7º ano “A” – Gabriel
         7º ano “B”- Ana Cecília
         8º ano “A”- Luane
         8º ano “B”- Lorrany



Talentos

Projeto: Natureza
Coordenadores/Mediadores: Isis, Ziziléia e Luciana

Colaboradores:

Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Keyliane
         6º ano “B” – Beatriz
         7º ano “A” – Ian
         7º ano “B”-  Maria Nataniele
         8º ano “A”- Rayssa
         8º ano “B”- Raquel



Talentos

Projeto: Diversidade

Coordenadores/Mediadores: Mônica, Silvânia e Patrícia.
Colaboradores:

Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Fernanda
         6º ano “B” – Sthefany
         7º ano “A” – Ítalo
         7º ano “B”- Ivan
         8º ano “A”- Bruno
         8º ano “B”- Izael


Talentos

Projeto: Esporte

Coordenadores/Mediadores: Heber, Sérgio e Danilo
Colaboradores:

Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Raissa
         6º ano “B” – Victor Hugo
         7º ano “A” – Gonçalo
         7º ano “B”- João Carlos
         8º ano “A”- Walmir
         8º ano “B”- Geslaine





MANUAL DOS MEDIADORES

PARABÉNS!
         Vocês colegas compõem uma equipe de profissionais comprometidos com o sucesso do projeto __________________________________________ , e que luta, contra a solidão pedagógica, enraizada nas práticas escolares.
         Hoje com o conhecimento descentralizado nas diversas linguagens e meios de comunicação, vocês ganham um espaço privilegiado, pois se posicionam como mediadores de oportunidade educativa, apoiando o acesso ao conhecimento a todos os envolvidos no projeto.
         É com muito prazer que o Centro Educacional Osório Bacchin abraça esse projeto, que vai muito além da sala de aula.

O QUE É SER UM MEDIADOR PEDAGÓGICO?

         É ser ponte entre os alunos coordenadores e suas relações com os professores, colegas, coordenação pedagógica, equipe diretiva, sociedade e o próprio aprender, visando autonomia e ensinagem com qualidade.
         Essa ponte em nossa escola acontecerá em forma de equipe, composta por pessoas capacitadas para mediar ideias, buscar apoio (parcerias), auxiliar soluções de conflitos por meio de diálogos éticos, que visem o crescimento gradativo, individual e coletivo dos envolvidos no projeto.

PERFIL DE UM MEDIADOR

v Demonstra profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o projeto. Parceiro no processo de ensinagem, buscando consonância com o desejo do aluno de aprender.
v Intermediário entre o sujeito e a realidade, entre o aluno e o saber, compartilhando experiências de aprendizagem.
v Leva o aluno a pensar, a buscar significativos caminhos para o conhecimento.
v Considera as diferenças individuais como importante combustível do repensar/reconstruir.
v É sociável nas relações interpessoais, despertando confiança aos mediadores, com empatia, liderança, cooperação e criatividade.
v É responsável, manifesta coerência entre suas falas e ações.
v Consegue fazer uma avaliação dinâmica do potencial dos mediadores.
v Tem sempre uma postura reflexiva e investigativa.


TEMPO E GESTÃO
     Um ano letivo, podendo ser revisto conforme a necessidade do projeto.

FUNÇÃO:
v Promover a inclusão de todos.
v Ajudar os alunos a criar ferramentas para usufruir do espaço escolar de forma independente, desenvolvendo a autonomia.
v Está sempre em contato com os coordenadores (alunos) e como a coordenação geral (coordenação da escola).
v Preparar ambiente escolar.
v Promover o respeito.
v Instigar os reais interesses e desejos dos mediados.
v Orientar os estudantes para que procurem informações corretas sobre o que vão decidir, sendo um exemplo de pesquisador reflexivo.
v Intervir para que os mediadores assumam juntos a responsabilidade de resolver as questões propostas.
v Incentivar a criatividade.
v Auxiliar na construção de um acordo final, no sentido de garantir equidade.
v Estimular o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar, ampliar ideias e explorar problemas.


FALA DE MESTRES...

“O papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que o professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar”.
                                 Paulo Freire (1921-1997)



“A função de um professor é instigar o estudante a ter gosto e vontade de aprender, de abraçar o conhecimento”
                       Rubens Alves (1933- 2014)



“O bom professor não é um transmissor de mão única, mas um mediador contagiante da sede de conhecimento e de sua alma”.
                                 Mônica Christi




Talentos
Projeto: Teatro
Coordenadores/Mediadores: Edinalva, Gerson e Alessandra
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Ana Karolina
            6º ano “B” – Giselly Silva
            7º ano “A” – Ludmila
            7º ano “B”- Victor Hugo
            8º ano “A”- Wesley
            8º ano “B”- Marcos


Freqüência
Freqüência
Freqüência
Freqüência

Alunos (as)
___/____
___/____
___/____
___/____
6º A
Ana Karolina Pereira Diniz




6º A
Luzia Pereira Ramos




6º A
Ruan Campos Fernandes




6º B
Ana Luiza Castro de Godoi




6º B
Anna Karolynna dos Santos




6º B
Gabriela Holanda Ferreira




6º B
Giselly Silva Coimbra




6º B
Marcelo Martins de Souza




6º B
Rozeane da Silva Souza




7º A
João Pedro Diniz Borges




7º A
Ludmila Victoria Nunes




7º A
Maria Clara Pereira




7º B
Ana Vitória Alvez




7º B
Maria Eduarda Martins




7º B
Nina Eduada Almeida




7º B
Patrick Kawan de Carvalho




7º B
Pedro Vinicius da Costa




7º B
Roberto Onorosa de Jesus




7º B
Victor Hugo Alves




8º A
Beatriz Aparecida Alves




8º A
Eric Diogo Rocha




8º A
Jaqueline Maria da Rocha




8º A
Wesley Duarte Fernandes




8º B
Emilly Silva Oliveira




8º B
Jadlei Tomaz Campos




8º B
Luiz Fellype da Silva




8º B
Marcos Eduardo




8º B
Mycaias Ferreira




8º B
Rodrigo Miranda





Projeto: Cantar.Tocar.dançar
Coordenadores/Mediadores: Ranielle, Ramon e Jorge
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Maria Eduarda
         6º ano “B” – Thiago Silva
            7º ano “A” – Gabriel
            7º ano “B”- Ana Cecília
            8º ano “A”- Luane
            8º ano “B”- Lorrany


Freqüência
Freqüência
Freqüência
Freqüência

Alunos (as)
___/____
___/___
___/___
___/____
6º A
Gerson Martins de Souza




6º A
Isabella Cristina Gomes




6º A
Maria Eduarda de Oliveira




6º B
João da Silva Pinto




6º B
Luis Henrique da Silva




6º B
Maria Cecília




6º B
Maria Fernanda Teixeira




6º B
Pedro Henrique Siqueira




6º B
Thiago Júnior Benicia




6º B
Pedro Henrique Gonçalves




7º A
Carlos Victor




7º A
Gabriel Silva Coelho




7º A
Mateus Willian Ramalho




7º B
Ana Cecilia Baldez




7º B
Gabrielle Soares Lima




7º B
Geiza Sthefane Paixão




7º B
Jéssica Jesus




7º B
Kethelin Bispo




7º B
Vitória de Souza Pereira




7º B
Yasmin Luiza Ramalho




8º A
Flávia Hevelyn Costa




8º A
Larissa Marques Pereira




8º A
Luane de Jesus Rodrigues




8º A
Rackelene Pereira




8º B
Alicia Costa Santos




8º A
Évelyn Moreira Lopes




8º A
Keollan Pereira Diniz




8º A
Lorrany Vitoria Santos




8º A
Railly Marques Machado




8º A
Vitória de Souza Silva























Projeto: Natureza
Coordenadores/Mediadores: Isis, Ziziléia e Luciana
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Keyliane
            6º ano “B” – Beatriz
            7º ano “A” – Ian
            7º ano “B”-  Maria Nataniele
            8º ano “A”- Rayssa
            8º ano “B”- Raquel


Freqüência
Freqüência
Freqüência
Freqüência

Alunos (as):
___/___
___/___
___/___
___/____
6º A
Carlos Vinicius Pereira




6º A
Keyliane de Oliveira




6º B
Beatriz Rodrigues




6º B
Gleiciele Conceição




6º B
Jamile dos Santos




6º B
Jhenifer Zeferino




6º B
Jhonahã Alvez




6º B
Larissa Gabriely




6º B
Maria Fernanda




7º A
Ian Lucas




7º A
Renato Canabarro




7º B
Daniel Oliveira




7º B
Deusenir de Araujo




7º B
Erica Nunes




7º B
Fernanda Ribeiro




7º B
Juliana Lopes




7º B
Maria Nataniele




7º B
Paulo Henrique




8º A
Amanda Batista




8º A
Paulo Mateus




8º A
Poliana Mendonça




8º A
Raissa Vitoria




8º B
Ana Gabriela




8º B
Barbara Ribeiro




8º B
Jhony Maxwel




8º B
Ketelim Marques




8º B
Raquel Coelho




8º B
Thatielly Mendes




8º B
Vinícius Pereira




8º B
Iara Cristina Alves





Projeto: Diversidade
Coordenadores/Mediadores: Mônica, Silvânia e Patrícia.
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Fernanda
            6º ano “B” – Sthefany
            7º ano “A” – Ítalo
            7º ano “B”- Ivan
            8º ano “A”- Bruno
            8º ano “B”- Izael


Freqüência
Freqüência
Freqüência
Freqüência

Alunos (as)
___/___
___/___
___/___
___/____
6º A
Bianca Mendonça




6º A
Fernanda Sousa




6º A
Tainara de Sousa




6º B
Jean Júlio




6º B
Leandro Nunes




6º B
Letícia Santos




6º B
Márcio Guilherme




6º B
Mateus de Matos




6º B
Rayssa Oliveira




6º B
Sthéfany Vitória




7º A
Eder de Oliveira




7º A
Italo Feliz




7º A
Vanusa Alves




7º B
Adriane Barboza




7º B
André Filipe




7º B
Fillipi Francisco




7º B
Ivan Pereira




7º B
João Vitor




7º B
Jonatas Daniel




7º B
Luan dos Santos




7º B
Maria Eduarda Moura




7º B
Natália Almeida




7º B
Thalia de Araujo




8º A
Brunno Vinicius




8º A
Gabriel Santos




8º A
Rafael dos Santos




8º A
Rian de Jesus




8º B
Guilherme Gomes




8º B
Izael Santos




8º B
Luan Maick




8º B
Paulo Ricardo




8º B
Sthefanne de Sousa




8º B
Yago Vanderley





Projeto: Esporte
Coordenadores/Mediadores: Heber, Sérgio e Danilo
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Raissa
            6º ano “B” – Victor Hugo
            7º ano “A” – Gonçalo
            7º ano “B”- João Carlos
            8º ano “A”- Walmir
            8º ano “B”- Geslaine


Freqüência
Freqüência
Freqüência
Freqüência

Alunos (as)
___/___
___/___
___/___
___/___
6º A
Fábio Alves




6º A
Rayssa Marques




6º A
Sara Alves




6º B
Jancarlos dos Santos




6º B
Jhonata Wigo




6º B
João Fernandes




6º B
João Gabriel




6º B
Luciano Barros




6º B
Maxsuel Rocha




6º B
Víctor Hugo




7º A
Carlos Eduardo




7º A
Gonçalo Lourenço




7º A
Gabriel Alves




7º A
João Carlos




7º A
Liedson Ribeiro




7º A
Manoel Alves




7º A
Matheus de Sousa




7º A
Paulo Gabriel




7º A
Vinnícius Adriano




8º A
João Vítor




8º A
Larissa Santos




8º A
Marcelo Conceição




8º A
Walmir José




8º B
Cezar Augusto




8º B
Geyslaine Batista




8º B
Lucas de Sousa




8º B
Maria Clara




8º B
Samuel Cesar




8º B
Viviane da Silva




8º B
Willian Alves Sousa












CENTRO EDUCACIONAL OSÓRIO BACCHIN                  _____ Bimestre.
Aluno (a) _____________________________________________________   Turma: _______  Data:      /      /    
AVALIAÇÃO FORMATIVA – 3º CICLO / BLOCO  ______
Empenho nas atividades propostas.

Pontualidade.
Realização das tarefas.

I.Empenhado (a)   
 

II. Parcialmente empenhado (a)
 

III. Demonstra pouco empenho (a)

Frequência.
I. Não falta
II. Algumas faltas
III. Faltoso (a)
Autonomia.
Resolução de situações-problema.
Liderança.

I. Grande autonomia
II. Autonomia em crescimento
III. Pouca autonomia

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1. Recebe AEE em Sala de Recursos                                               (     ) Sim        (     ) Não
2. É coordenador de algum projeto                                                  (     ) Sim        (     ) Não
3. Respeita os colegas                                                                      (     ) Sim        (     ) Não
4. Respeita professores, direção e demais funcionários                  (     ) Sim         (     ) Não
Potencialidades
_________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
Fragilidades
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
INTERVENÇÕES
1.Reunião
 (    ) Aluno / Gestão           (     ) Aluno/ Gestão/ Docentes              (     ) Aluno / Gestão / Docentes/ Família
2. Mudar o aluno do projeto de origem                        (     ) Sim      (     ) Não
3. Encaminhar ao Conselho Tutelar                             (     ) Sim      (     ) Não
4. Inserir o (a) aluno (a) no projeto interventivo          (     ) Sim      (     ) Não
5. Outros: _________________________________________________________________________________

Aluno (a)
  • Autoavalição ____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
  • Compromisso firmado______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________


Aluno (a) _________________________________________________________________________________
Professor Conselheiro ______________________________________________________________________________
Responsável  _________________________________________________________________________________
Observações complementares da família: ________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog