Manual
dos coordenadores: Alunos
Parabéns!
Você
foi eleito (a) coordenador de sua turma. O que demonstra o seu interesse em
contribuir com os seus colegas e a escola.
Para
uma boa atuação, é fundamental entender o papel do coordenador de turma, função
que lhe dá a oportunidade de contribuir para a melhoria da comunicação e
relação entre a sua turma, instituição, e a sua comunidade.
O
Centro Educacional Osório Bacchin está ciente de sua obrigação de participação
no processo pedagógico vem trabalhar apoiando e orientando você coordenador
(a), procurando sempre proporcionar oportunidade para o exercício do direito à voz e à vez.
É
importante compreender para facilitar a sua gestão como coordenador (a).
O que é ser coordenador (a):
O
(a) coordenador (a) de turma é o elo entre a turma, a instituição e a
comunidade. É responsável pelo diálogo ético e eficaz com a sua turma, colaborando,
coletando informações e sugestões para a busca de soluções para eventuais
problemas.
E promove integração do grupo, e a participação
de todos com as atividades propostas.
É
multiplicador das informações do grupo, transmitidas pelos professores,
coordenadores, gerencia e outros.
Perfil
Ø É
responsável;
Ø É
criativo (a) e dinâmico (a);
Ø Tem
espírito de liderança e iniciativa;
Ø É
justo e leal;
Ø É
estudioso, comprometido com as atividades propostas;
Ø É
solidário, entusiasta e idealista;
Ø Tem
conduta adequada.
Tempo de Gestão
I.
Um ano letivo
Perderá o mandato em caso de:
o
Por Renúncia,
o
Por transferência (escola);
o
Não adotar comportamento adequado,
recebendo sanções quanto ao não
cumprimento do regimento escolar;
o
Faltar às reuniões sem justificativa;
o
Ter conflito com a sua própria turma, e demais
envolvidos com o projeto.
Em
caso de perda de mandato um aluno será indicado pelos professores coordenadores,
para o cargo.
A importância de ser um Coordenador
(A): Oportunidade de colaborar com a escola
participando das discussões pedagógicas da instituição, colaborando com todos,
a fim de melhorar o ambiente escolar;
Ø Representar
ou ajudar na indicação de alunos para as atividades
Ø Certificado
de reconhecimento ao final da gestão.
Funções
o
Estimular a interação entre os
colegas;
o
Saber ouvir os colegas e mostra-se
sempre responsável e aberto ao diálogo buscando uma opinião consensual da
turma;
o
Identificar as necessidades da turma,
esclarecendo, informando e orientando os colegas;
o
Participar da capacitação aos
coordenadores e de todas as reuniões solicitadas, bem como socializar as
informações;
o
Respeitar os professores, direção e
demais funcionários da escola, tratando todos com cortesia e amizade.
o
Tratar os colegas com cortesia e
amizade;
o
Manter-se sempre seu contato
atualizado, bem como informar qualquer mudança dos contatos dos colegas;
o
Comparecer a todas as atividades
escolares;
o
Zelar pela conservação e limpeza, comunicar
qualquer dano notado ao patrimônio;
o
Ser assíduo (a), dedicado (a), pontual
no cumprimento das atividades propostas.
Importante
Não é permitido ao coordenador (a):
§ Praticar
atos ofensivos;
§ Tomar
atitudes individualizadas.
Cuidado:
7 pecados da fala:
1. Fofoca;
2. Julgamento;
3. Negatividade;
4. Reclamação;
5. Desculpas
(jogar culpa no outro);
6. Exagero
(mentira);
Fundamentos
do discurso
ü Honestidade
(ser, verdadeiro, direto e claro);
ü Autenticidade
(ser você mesmo);
ü Integridade
(fazer o que você diz);
ü Amor
(desejar o bem aos outros).
Talentos
Projeto: Teatro
Coordenadores/Mediadores: Edinalva, Gerson e Alessandra
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Ana Karolina
6º ano “B” – Giselly Silva
7º ano “A” – Ludmila
7º ano “B”- Victor Hugo
8º ano “A”- Wesley
8º ano “B”- Marcos
Talentos
Projeto: Cantar.Tocar.dançar
Coordenadores/Mediadores: Ranielle, Ramon e Jorge
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Maria Eduarda
6º ano “B” – Thiago Silva
7º ano “A” – Gabriel
7º ano “B”- Ana Cecília
8º ano “A”- Luane
8º ano “B”- Lorrany
Talentos
Projeto: Natureza
Coordenadores/Mediadores: Isis, Ziziléia e Luciana
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Keyliane
6º ano “B” – Beatriz
7º ano “A” – Ian
7º ano “B”- Maria Nataniele
8º ano “A”- Rayssa
8º ano “B”- Raquel
Talentos
Projeto: Diversidade
Coordenadores/Mediadores: Mônica, Silvânia e Patrícia.
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Fernanda
6º ano “B” – Sthefany
7º ano “A” – Ítalo
7º ano “B”- Ivan
8º ano “A”- Bruno
8º ano “B”- Izael
Talentos
Projeto: Esporte
Coordenadores/Mediadores: Heber, Sérgio e Danilo
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Raissa
6º ano “B” – Victor Hugo
7º ano “A” – Gonçalo
7º ano “B”- João Carlos
8º ano “A”- Walmir
8º ano “B”- Geslaine
MANUAL DOS MEDIADORES
PARABÉNS!
Vocês
colegas compõem uma equipe de profissionais comprometidos com o sucesso do
projeto __________________________________________ , e que luta, contra a
solidão pedagógica, enraizada nas práticas escolares.
Hoje com o conhecimento descentralizado
nas diversas linguagens e meios de comunicação, vocês ganham um espaço
privilegiado, pois se posicionam como mediadores de oportunidade educativa,
apoiando o acesso ao conhecimento a todos os envolvidos no projeto.
É com muito prazer que o Centro
Educacional Osório Bacchin abraça esse projeto, que vai muito além da sala de
aula.
O QUE É SER UM MEDIADOR
PEDAGÓGICO?
É ser ponte entre os alunos
coordenadores e suas relações com os professores, colegas, coordenação
pedagógica, equipe diretiva, sociedade e o próprio aprender, visando autonomia
e ensinagem com qualidade.
Essa ponte em nossa escola acontecerá
em forma de equipe, composta por pessoas capacitadas para mediar ideias, buscar
apoio (parcerias), auxiliar soluções de conflitos por meio de diálogos éticos,
que visem o crescimento gradativo, individual e coletivo dos envolvidos no
projeto.
PERFIL DE UM MEDIADOR
v Demonstra
profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o projeto. Parceiro
no processo de ensinagem, buscando consonância com o desejo do aluno de
aprender.
v Intermediário
entre o sujeito e a realidade, entre o aluno e o saber, compartilhando
experiências de aprendizagem.
v Leva
o aluno a pensar, a buscar significativos caminhos para o conhecimento.
v Considera
as diferenças individuais como importante combustível do repensar/reconstruir.
v É
sociável nas relações interpessoais, despertando confiança aos mediadores, com
empatia, liderança, cooperação e criatividade.
v É
responsável, manifesta coerência entre suas falas e ações.
v Consegue
fazer uma avaliação dinâmica do potencial dos mediadores.
v Tem
sempre uma postura reflexiva e investigativa.
TEMPO E GESTÃO
Um ano letivo, podendo ser revisto conforme
a necessidade do projeto.
FUNÇÃO:
v Promover
a inclusão de todos.
v Ajudar
os alunos a criar ferramentas para usufruir do espaço escolar de forma
independente, desenvolvendo a autonomia.
v Está
sempre em contato com os coordenadores (alunos) e como a coordenação geral
(coordenação da escola).
v Preparar
ambiente escolar.
v Promover
o respeito.
v Instigar
os reais interesses e desejos dos mediados.
v Orientar
os estudantes para que procurem informações corretas sobre o que vão decidir,
sendo um exemplo de pesquisador reflexivo.
v Intervir
para que os mediadores assumam juntos a responsabilidade de resolver as questões
propostas.
v Incentivar
a criatividade.
v Auxiliar
na construção de um acordo final, no sentido de garantir equidade.
v Estimular
o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar, ampliar ideias e
explorar problemas.
FALA
DE MESTRES...
“O papel do professor é estabelecer
relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que o professor, ao passo que
ensina, também aprende. Juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que
todos podem se expressar”.
Paulo
Freire (1921-1997)
“A função de um professor é instigar o
estudante a ter gosto e vontade de aprender, de abraçar o conhecimento”
Rubens
Alves (1933- 2014)
“O bom professor não é um transmissor
de mão única, mas um mediador contagiante da sede de conhecimento e de sua
alma”.
Mônica
Christi
Talentos
Projeto: Teatro
Coordenadores/Mediadores: Edinalva, Gerson e Alessandra
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Ana Karolina
6º
ano “B” – Giselly Silva
7º
ano “A” – Ludmila
7º
ano “B”- Victor Hugo
8º
ano “A”- Wesley
8º
ano “B”- Marcos
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
||
Alunos
(as)
|
___/____
|
___/____
|
___/____
|
___/____
|
|
6º
A
|
Ana
Karolina Pereira Diniz
|
||||
6º
A
|
Luzia
Pereira Ramos
|
||||
6º
A
|
Ruan
Campos Fernandes
|
||||
6º
B
|
Ana
Luiza Castro de Godoi
|
||||
6º
B
|
Anna
Karolynna dos Santos
|
||||
6º
B
|
Gabriela
Holanda Ferreira
|
||||
6º
B
|
Giselly
Silva Coimbra
|
||||
6º
B
|
Marcelo
Martins de Souza
|
||||
6º
B
|
Rozeane
da Silva Souza
|
||||
7º
A
|
João
Pedro Diniz Borges
|
||||
7º
A
|
Ludmila
Victoria Nunes
|
||||
7º
A
|
Maria
Clara Pereira
|
||||
7º
B
|
Ana
Vitória Alvez
|
||||
7º
B
|
Maria
Eduarda Martins
|
||||
7º
B
|
Nina
Eduada Almeida
|
||||
7º
B
|
Patrick
Kawan de Carvalho
|
||||
7º
B
|
Pedro
Vinicius da Costa
|
||||
7º
B
|
Roberto
Onorosa de Jesus
|
||||
7º
B
|
Victor
Hugo Alves
|
||||
8º
A
|
Beatriz
Aparecida Alves
|
||||
8º
A
|
Eric
Diogo Rocha
|
||||
8º
A
|
Jaqueline
Maria da Rocha
|
||||
8º
A
|
Wesley
Duarte Fernandes
|
||||
8º
B
|
Emilly
Silva Oliveira
|
||||
8º
B
|
Jadlei
Tomaz Campos
|
||||
8º
B
|
Luiz
Fellype da Silva
|
||||
8º
B
|
Marcos
Eduardo
|
||||
8º
B
|
Mycaias
Ferreira
|
||||
8º
B
|
Rodrigo
Miranda
|
Projeto: Cantar.Tocar.dançar
Coordenadores/Mediadores: Ranielle, Ramon e Jorge
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Maria Eduarda
6º ano “B” – Thiago Silva
7º
ano “A” – Gabriel
7º
ano “B”- Ana Cecília
8º
ano “A”- Luane
8º
ano “B”- Lorrany
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
||
Alunos
(as)
|
___/____
|
___/___
|
___/___
|
___/____
|
|
6º
A
|
Gerson
Martins de Souza
|
||||
6º
A
|
Isabella
Cristina Gomes
|
||||
6º
A
|
Maria
Eduarda de Oliveira
|
||||
6º
B
|
João
da Silva Pinto
|
||||
6º
B
|
Luis
Henrique da Silva
|
||||
6º
B
|
Maria
Cecília
|
||||
6º
B
|
Maria
Fernanda Teixeira
|
||||
6º
B
|
Pedro
Henrique Siqueira
|
||||
6º
B
|
Thiago
Júnior Benicia
|
||||
6º
B
|
Pedro
Henrique Gonçalves
|
||||
7º
A
|
Carlos
Victor
|
||||
7º
A
|
Gabriel
Silva Coelho
|
||||
7º
A
|
Mateus
Willian Ramalho
|
||||
7º
B
|
Ana
Cecilia Baldez
|
||||
7º
B
|
Gabrielle
Soares Lima
|
||||
7º
B
|
Geiza
Sthefane Paixão
|
||||
7º
B
|
Jéssica
Jesus
|
||||
7º
B
|
Kethelin
Bispo
|
||||
7º
B
|
Vitória
de Souza Pereira
|
||||
7º
B
|
Yasmin
Luiza Ramalho
|
||||
8º
A
|
Flávia
Hevelyn Costa
|
||||
8º
A
|
Larissa
Marques Pereira
|
||||
8º
A
|
Luane
de Jesus Rodrigues
|
||||
8º
A
|
Rackelene
Pereira
|
||||
8º
B
|
Alicia
Costa Santos
|
||||
8º
A
|
Évelyn
Moreira Lopes
|
||||
8º
A
|
Keollan
Pereira Diniz
|
||||
8º
A
|
Lorrany
Vitoria Santos
|
||||
8º
A
|
Railly
Marques Machado
|
||||
8º
A
|
Vitória
de Souza Silva
|
||||
Projeto: Natureza
Coordenadores/Mediadores: Isis, Ziziléia e Luciana
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Keyliane
6º
ano “B” – Beatriz
7º
ano “A” – Ian
7º
ano “B”-
Maria Nataniele
8º
ano “A”- Rayssa
8º
ano “B”- Raquel
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
||
Alunos
(as):
|
___/___
|
___/___
|
___/___
|
___/____
|
|
6º
A
|
Carlos
Vinicius Pereira
|
||||
6º
A
|
Keyliane
de Oliveira
|
||||
6º
B
|
Beatriz
Rodrigues
|
||||
6º
B
|
Gleiciele
Conceição
|
||||
6º
B
|
Jamile
dos Santos
|
||||
6º
B
|
Jhenifer
Zeferino
|
||||
6º
B
|
Jhonahã
Alvez
|
||||
6º
B
|
Larissa
Gabriely
|
||||
6º
B
|
Maria
Fernanda
|
||||
7º
A
|
Ian
Lucas
|
||||
7º
A
|
Renato
Canabarro
|
||||
7º
B
|
Daniel
Oliveira
|
||||
7º
B
|
Deusenir
de Araujo
|
||||
7º
B
|
Erica
Nunes
|
||||
7º
B
|
Fernanda
Ribeiro
|
||||
7º
B
|
Juliana
Lopes
|
||||
7º
B
|
Maria
Nataniele
|
||||
7º
B
|
Paulo
Henrique
|
||||
8º
A
|
Amanda
Batista
|
||||
8º
A
|
Paulo
Mateus
|
||||
8º
A
|
Poliana
Mendonça
|
||||
8º
A
|
Raissa
Vitoria
|
||||
8º
B
|
Ana
Gabriela
|
||||
8º
B
|
Barbara
Ribeiro
|
||||
8º
B
|
Jhony
Maxwel
|
||||
8º
B
|
Ketelim
Marques
|
||||
8º
B
|
Raquel
Coelho
|
||||
8º
B
|
Thatielly
Mendes
|
||||
8º
B
|
Vinícius
Pereira
|
||||
8º
B
|
Iara
Cristina Alves
|
Projeto: Diversidade
Coordenadores/Mediadores: Mônica, Silvânia e Patrícia.
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Fernanda
6º
ano “B” – Sthefany
7º
ano “A” – Ítalo
7º
ano “B”- Ivan
8º
ano “A”- Bruno
8º
ano “B”- Izael
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
||
Alunos
(as)
|
___/___
|
___/___
|
___/___
|
___/____
|
|
6º
A
|
Bianca
Mendonça
|
||||
6º
A
|
Fernanda
Sousa
|
||||
6º
A
|
Tainara
de Sousa
|
||||
6º
B
|
Jean
Júlio
|
||||
6º
B
|
Leandro
Nunes
|
||||
6º
B
|
Letícia
Santos
|
||||
6º
B
|
Márcio
Guilherme
|
||||
6º
B
|
Mateus
de Matos
|
||||
6º
B
|
Rayssa
Oliveira
|
||||
6º
B
|
Sthéfany
Vitória
|
||||
7º
A
|
Eder
de Oliveira
|
||||
7º
A
|
Italo
Feliz
|
||||
7º
A
|
Vanusa
Alves
|
||||
7º
B
|
Adriane
Barboza
|
||||
7º
B
|
André
Filipe
|
||||
7º
B
|
Fillipi
Francisco
|
||||
7º
B
|
Ivan
Pereira
|
||||
7º
B
|
João
Vitor
|
||||
7º
B
|
Jonatas
Daniel
|
||||
7º
B
|
Luan
dos Santos
|
||||
7º
B
|
Maria
Eduarda Moura
|
||||
7º
B
|
Natália
Almeida
|
||||
7º
B
|
Thalia
de Araujo
|
||||
8º
A
|
Brunno
Vinicius
|
||||
8º
A
|
Gabriel
Santos
|
||||
8º
A
|
Rafael
dos Santos
|
||||
8º
A
|
Rian
de Jesus
|
||||
8º
B
|
Guilherme
Gomes
|
||||
8º
B
|
Izael
Santos
|
||||
8º
B
|
Luan
Maick
|
||||
8º
B
|
Paulo
Ricardo
|
||||
8º
B
|
Sthefanne
de Sousa
|
||||
8º
B
|
Yago
Vanderley
|
Projeto: Esporte
Coordenadores/Mediadores: Heber, Sérgio e Danilo
Colaboradores:
Coordenadores/Alunos:
6º ano “A” – Raissa
6º
ano “B” – Victor Hugo
7º
ano “A” – Gonçalo
7º
ano “B”- João Carlos
8º
ano “A”- Walmir
8º
ano “B”- Geslaine
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
Freqüência
|
||
Alunos
(as)
|
___/___
|
___/___
|
___/___
|
___/___
|
|
6º
A
|
Fábio
Alves
|
||||
6º
A
|
Rayssa
Marques
|
||||
6º
A
|
Sara
Alves
|
||||
6º
B
|
Jancarlos
dos Santos
|
||||
6º
B
|
Jhonata
Wigo
|
||||
6º
B
|
João
Fernandes
|
||||
6º
B
|
João
Gabriel
|
||||
6º
B
|
Luciano
Barros
|
||||
6º
B
|
Maxsuel
Rocha
|
||||
6º
B
|
Víctor
Hugo
|
||||
7º
A
|
Carlos
Eduardo
|
||||
7º
A
|
Gonçalo
Lourenço
|
||||
7º
A
|
Gabriel
Alves
|
||||
7º
A
|
João
Carlos
|
||||
7º
A
|
Liedson
Ribeiro
|
||||
7º
A
|
Manoel
Alves
|
||||
7º
A
|
Matheus
de Sousa
|
||||
7º
A
|
Paulo
Gabriel
|
||||
7º
A
|
Vinnícius
Adriano
|
||||
8º
A
|
João
Vítor
|
||||
8º
A
|
Larissa
Santos
|
||||
8º
A
|
Marcelo
Conceição
|
||||
8º
A
|
Walmir
José
|
||||
8º
B
|
Cezar
Augusto
|
||||
8º
B
|
Geyslaine
Batista
|
||||
8º
B
|
Lucas
de Sousa
|
||||
8º
B
|
Maria
Clara
|
||||
8º
B
|
Samuel
Cesar
|
||||
8º
B
|
Viviane
da Silva
|
||||
8º
B
|
Willian
Alves Sousa
|
||||
CENTRO
EDUCACIONAL OSÓRIO BACCHIN
_____ Bimestre.
Aluno
(a) _____________________________________________________ Turma:
_______ Data: / /
AVALIAÇÃO
FORMATIVA – 3º CICLO / BLOCO ______
|
Empenho nas
atividades propostas.
Pontualidade.
Realização
das tarefas.
|
I.Empenhado
(a)
II.
Parcialmente empenhado (a)
III.
Demonstra pouco empenho (a)
|
|
Frequência.
|
III.
Faltoso (a)
|
|
Autonomia.
Resolução
de situações-problema.
Liderança.
|
III.
Pouca autonomia
|
INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES
1.
Recebe AEE em Sala de Recursos
( ) Sim (
) Não
2.
É coordenador de algum projeto
( ) Sim (
) Não
3.
Respeita os colegas (
) Sim ( )
Não
4.
Respeita professores, direção e demais funcionários ( ) Sim
( )
Não
Potencialidades
_________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
Fragilidades
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
INTERVENÇÕES
1.Reunião
( ) Aluno / Gestão ( )
Aluno/ Gestão/ Docentes (
) Aluno / Gestão / Docentes/ Família
2. Mudar o aluno do projeto de origem ( ) Sim
( )
Não
3. Encaminhar ao Conselho Tutelar ( )
Sim ( ) Não
4. Inserir o (a) aluno (a) no projeto
interventivo ( ) Sim
( ) Não
5.
Outros:
_________________________________________________________________________________
Aluno (a)
- Autoavalição ____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
- Compromisso firmado______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Aluno
(a)
_________________________________________________________________________________
Professor
Conselheiro
______________________________________________________________________________
Responsável
_________________________________________________________________________________
Observações
complementares da família:
________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário