PPP do CED Osório Bacchin

 



GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA
CENTRO EDUCACIONAL OSÓRIO BACCHIN







PPP- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CED OSÓRIO BACCHIN




Planaltina, 2017


Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Paulo Freire












Comissão Organizadora
Danilo Mendonça Soares
Diretor
Alessandra Dias Oliveira Guimarães
Vice Diretora
Márcia Adrianna de Menezes Temóteo
Coordenadora da Semestralidade
Edinalva Cândido do Nascimento
Coordeanora do 3º Ciclo
Silvano Colli
Secretário
Patrícia Monteiro Silva
Sala de recursos Generalista





SUMÁRIO

01-
Apresentação................................................................................................
05
02-
Historicidade...............................................................................................
06
2.1-
Espaço Físico da Escola..............................................................................
08
2.2-
Dados de Identificação................................................................................
09
3-
Diagnóstico da realidade Escolar.................................................................
10
4-
Missão..........................................................................................................
12
4.1-
Objetivos Institucionais Gerais...................................................................
12
4.2-
Objetivos Específicos..................................................................................
12
5-
Princípios Norteadores de Prática Pedagógica- Epistemológico.................
13
6-
Concepções Teóricas Fundamentais das Práticas........................................
14
7-
Organização do Trabalho Pedagógico da Escola.........................................
15
8-
Concepções Práticas e Estratégias de Avaliação do Processo de Ensino....
17
9-
Organização de Proposta Curricular............................................................
18
10-
Plano de Ação para Implementação do PPP................................................
21
10.1-
Plano de Ação para o desenvolvimento do PPP..........................................
21
10.2-
Projetos Individuais em grupos e/ou Interdisciplinares Desenvolvidos na Escola...........................................................................................................
29
10.3-
Organização do Trabalho Pedagógico (OTP)..............................................
38
11-
Referências Bibliográficas...........................................................................
45
12
Anexos.........................................................................................................
46



1-APRESENTAÇÃO

          O presente Projeto Político Pedagógico/PPP aqui apresentado é o instrumento que norteia as práticas pedagógicas no CED Osório Bacchin, instituição de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal e regida pela Coordenação Regional de Planaltina –DF. Tal proposta visa buscar pressupostos que abarcam as modalidades de ensino e suas respectivas peculiaridades, em se tratando de uma escola situada no/do Campo. Tais peculiaridades fazem com que o PPP busque caminhos para ressaltar a qualidade da educação pública e a primazia pela identidade histórico-cultural em sintonia com a formação acadêmica e a valorização da diversidade humana, bem como, a cidadania.
            Para elaborar o Projeto Político Pedagógico de 2017 realizou-se reuniões com o corpo docente, servidores, estudantes e comunidade de pais e responsáveis, uma vez que neste ano letivo o CED Osório Bacchin implementa mudanças pedagógicas incluindo a Semestralidade no Ensino Médio e o 3º Ciclo na Educação Fundamental – Séries Finais.
Para elaboração do PPP foi criada uma comissão constituída pelo Diretor e Vice-Diretora do CED Osório Bacchin, dois professores, a coordenação pedagógica, pais da comunidade escolar, por representantes da secretaria, sala de recursos e conselho escolar. Para a elaboração do PPP 2017 foram revistos os projetos pedagógicos tendo em vista as mudanças previstas na Semestralidade e no Ciclo.
  Concluída a etapa de elaboração prévia da PPP 2017 foi apresentada para aprovação dos professores, funcionários do CED Osório Bacchin, os pais/responsáveis e alunos.
           
            Acredita-se que tal proposta vislumbre muito além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividade diversas, mas construída para ser vivenciada em todos os momentos e por todos os envolvidos no processo educativo.
 2. HISTORICIDADE



            Segundo Ramos 2016 a comunidade
dos Jardins do Morumbi, em 1986 imbuída de aspirações com vistas a criação e instalações dos instrumentos públicos como escola, telefonia rural, lazer comunitário, assistência médica, eletrificação rural se organizaram para que houvesse desenvolvimento na região e acessibilidade aos instrumentos públicos garantidos pelo Estado. 
Situada na Zona Rural Jardim Morumbi na Quadra “G” Lote 22, o Centro Educacional Osório Bacchin, iniciou suas atividades educacionais no ano de l.989, intitulada como Mini-escola Jardim Morumbi, sendo um anexo da Escola Classe Monjolo.
            O Centro Educacional no referenciado ano não tinha energia elétrica como também não possuía a figura do Diretor, a função era desempenhada pelo professor Élson Ferreira Cardoso. Com a doação do terreno em 1.991, fora desvinculada da Escola Monjolo e tornou-se Escola Classe Osório Bacchin, nome este em homenagem ao doador do terreno.
            Com a construção do prédio em aproximadamente 1.993/94 e ampliação do quadro de funcionários foram criados os cargos de Diretor, Vice-diretor e Assistente Administrativo, sendo nomeado como Diretor o próprio professor Élson F. Cardoso, então primeiro diretor da escola. Até a presente data, foram 5 (cinco) gestões a saber: A primeira do professor acima supracitado, posteriormente as professoras Solange de Oliveira Passos, Ieda Maria Vilas Boas Pereira Bueno, Márcia Adrianna de Menezes Temóteo e na atualidade o professor Danilo Mendonça Soares.
            Com a crescente procura de vagas ampliou-se o universo do atendimento, fez-se necessário a figura de um Coordenador Pedagógico, o qual iniciou no ano de 1.997.
            Em decorrência da localidade da escola e devido às solicitações e anseio da comunidade implantou-se no ano de 1.999 o ensino fundamental de (5ª a 8ª) séries, embora esta seja ainda escola classe.
            É salutar registrar que em parceria com a UnB – Universidade de Brasília, do período de 1.999 a 2.004 desenvolveu-se os projetos: “Educação e Pesquisa Ambiental” e “Estado Nutricional das crianças de uma comunidade rural do DF”. Ainda no mesmo ano fora desenvolvido em parceria com a SEE/DREP o projeto: “Paz na Escola”, e, em 2.007 desenvolveu-se o projeto: “Inclusão Social”.
            É importante registrar que no ano de 2.008, iniciou os trabalhos com a Gestão Escolar eleita através de processo democrático e está desencadeando os trabalhos através de gestão participativa, contanto também com Supervisores Pedagógico e Administrativo, sendo-os a professora Cleusa Macedo de Santana e Juraci Ribeiro da Cunha Filho, respectivamente.
            É relevante ressaltar que a escola no ano de 2.008 fora contemplada com prêmio do projeto “Superação Jovem”, sendo destaque a professora da cadeira de história Rosária Rosa dos Santos Ramos.
O ano de 2009 tornou-se Centro Educacional Osório Bacchin, de acordo com a Portaria Nº 323 de 21 de agosto de 2009, publicada no DODF nº 163 de 24 de agosto de 2009. E desde 2015 vem construindo o Inventário propostos para escolas do/no campo. Como consta no Dicionário da Educação do Campo (2012; p.241), se “reconhece a diversidade sociocultural e o direito à igualdade e à diferença” (Brasil, 2001) na educação básica do campo.
Para o ano de 2017 o Centro Educacional Osório Bacchin vislumbra mudanças pedagógicas que envolvem a quebra de paradigmas do fazer metodológico e para isso a escola monta seu memorial no blog:  cicloosoriobacchin.blogspot.com.br.

2.1. Espaço Físico da Escola

 O espaço interno da escola conta com 06 salas de aula, um pátio, não dispomos de laboratório de informática e neste ano a gestão improvisou um espaço externo do pátio para que ocorra o projeto de leitura.
Quantidade
Espaço físico
06
Salas de aula
01
Sala de Professores
01
Sala de Recursos Generalista
01
Sala de Direção
01
Sala da Secretaria
01
Pátio coberto
01
Espaço externo para sala de leitura
01
Banheiro masculino coletivo de alunos
01
Banheiro feminino coletivo de alunos
01
Banheiro para professores e funcionários
01
Banheiro para professoras e funcionárias
01
Cantina
01
Sala para servidores



2.2. Dados de Identificação da Instituição Educacional
Instituição de Ensino
Centro Educacional Osório Bacchin
Data de Fundação
Ano de l.989
Endereço
Zona Rural Jardim Morumbi na Quadra “G” Lote 22
Endereço eletrônico

Localização
Escola do Campo situada na zona rural próximo  cidade de Planaltina DF e do Município de Planaltina- GO.
Mantenedora
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF Coordenação Regional de Ensino: Planaltina - DF
Nível de ensino
Educação Básica
Modalidade de ensino
Séries Finais (3º Ciclo) e 9º ano EF09
Ensino Médio (semestralidade)
Turnos de funcionamentos
Diurno (matutino / vespertino)
Equipe diretiva
Diretor: Danilo Mendonça Soares
Vice-Diretora: Alessandra Dias Oliveira Guimarães
Horário de funcionamento
Matutino 7h às 12 h.
Vespertino: 13h às 18h
Secretaria Escolar
8h às 12h
13h às 17h



3. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR
Conforme os dados na secretaria, constatamos que os alunos dessa escola se deslocam de diversas localidades e glebas: Morumbi, Palmeiras, Vale Verde, Monjolo, Quintas do Maranhão e assentamento Márcia Cordeiro. Estes moram em chácaras e/ou fazendas e os pais /responsáveis são caseiros e trabalham na agricultura familiar, e outros, pagam aluguéis e os responsáveis trabalham em Brasília, Planaltina e Sobradinho. A comunidade matricula seus filhos no CED Osório Bacchin, por ser a escola mais acessível ao deslocamento e outros por ser a escola mais próxima que oferta o Ensino Fundamental e Médio.  A escola funciona com 06 turmas no matutino e 06 no vespertino, num total de 286 alunos matriculados, sendo 165 do Ensino Fundamental Séries Finais e 121 matriculados no Ensino Médio e 28 profissionais da educação (entre professores, coordenadores e sala de recursos e uma direção composta por membros eleitos pelos segmentos da escola), 06 servidores terceirizados e 12 servidores              (1 secretário, 4 vigilantes e 7 auxiliares) .
O Centro Educacional Osório Bacchin, localiza-se na zona rural de Planaltina-Distrito Federal, apresenta uma pluralidade na formação da comunidade local, sendo alguns de baixo poder aquisitivo e cultural e outros proprietários das terras (chácaras e/ou sítios e fazendas). Neste recorte temos uma maioria dos alunos que são filhos de caseiros de chácaras e que apresentam histórico familiar peculiar, bem como, famílias desestruturadas e com dificuldades financeiras pela falta de emprego, bem como, envolvidos no quadro com drogas ilícitas.
Além dos problemas elencados, a ausência dos pais na escola acontece devido seu deslocamento para trabalhar no Plano Piloto ou em Planaltina –DF que caracteriza um lugar rural com fortes características urbanas devido sua proximidade com a RA VI de Planaltina - DF. Apesar de estarmos situados no meio rural, poucas famílias vivem da agricultura familiar, sendo assim, o perfil dos moradores é composto por imigrantes na grande maioria da região nordeste e do norte do Brasil. Até mesmo os alunos são vindos de outra região do país. Torna peculiar e relevante essa consciência de diferentes culturas que cercam as escolas públicas no DF, em especial o CED Osório Bacchin.
Mediante tal realidade local, se faz necessário embasar a proposta pedagógica nos Parâmetros Nacionais da Educação (PCNs) com foco no multiculturalismo e na regionalização, bem como, na memória do lugar. Bem como, o estudo currículo, planejamentos individuais e coletivos, observação e acompanhamento das metodologias acessíveis aos estudantes da escola do/no campo. As atividades pedagógicas são contextualizadas e inseridas neste contexto interdisciplinar, considerando-se a realidade local.
                        Mesmo mediante aos entraves gerados pela precariedade da estrutura , no caso para os alunos do Ensino Médio que não possuem laboratórios, acesso a internet, sala de vídeo e biblioteca. No entanto, a escola trata de compor atividades paliativas para não gerar inacessibilidade ao ENEM.          
                        A integração com a comunidade é saudável, pois esta escola entende que somente pelo compartilhamento de experiências acumuladas, e, a valorização destas é que faz com que ocorra um fortalecimento de fato desta relação tão necessária para o êxito do aluno.
ENSINO MÉDIO
MATUTINO
1º ANO
02 turmas
2º ANO
01 turma
3º ANO
01 turma
9º ANO
02 turmas
SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL – EF09
VESPERTINO
6º ANO
02 turmas
7º ANO
02 turmas
8º ANO
02 turmas

4. MISSÃO

A função social da escola é a formação intelectual do estudante, proporcionando uma educação de qualidade, mediante a formação para diversidade e a cidadania na prática da alteridade e da compreensão das peculiaridades da escola do/no campo.

4.1. Objetivos Institucionais Gerais

            O Projeto Político Pedagógico do CED Osório Bacchin apresenta como objetivo geral á formação cidadania, autonomia e ao protagonismo do estudante em ambiente escolar. Preparando os estudantes para as relações entre a educação escolar, trabalho e as práticas sociais de forma autônoma.

4.2. Objetivos Específicos

- Proporcionar aos alunos caminhos para desenvolver suas capacidades de aprendizagens e criatividade;
- Mitigar ações para entrada, permanência e continuidade na vida acadêmica no ensino Superior;
- Desenvolver competências e habilidades por meio de projetos que levem ao protagonismo do estudante;
- Preparar para o mercador de trabalho incentivando aos estágios ofertados para os alunos do Ensino Médio;
- Estimular o reconhecimento da identidade campesina;
- Reconhecer sua identidade enquanto morador do campo e valorizar a cultura do lugar;
- Incentivar os estudantes do Ensino Médio a participarem do processo do ENEM;
- Preparar os estudantes para conviverem na sociedade respeitando a diversidade;
- Estimular os estudantes a estudarem e voltarem ao campo para promoção do Desenvolvimento Regional e local.

5. PRINCÍPIOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

EPISTEMOLÓGICOS


 
            Os princípios epistemológicos que norteiam a trajetória educacional desta escola, baseiam-se no direito à Educação para todos e neste sentido a aquisição de aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências e habilidades, além é claro, dos princípios éticos e morais que entrelaçam as relações sociais e de convivência com o meio ambiente.
            Sendo assim, o CED Osório Bacchin um local propício para fluir de maneira espontânea o saber, o respeito à diversidade e a prática da cidadania. Com tudo, o Projeto Político Pedagógico vem consolidar tais perspectivas construídas no coletivo de ir em busca de práticas pedagógicas escolares que sirvam de ponte para a travessia na aquisição das competências e saberes.
O despertar para a cidadania e para os direitos Humanos está previstos no Currículo em Movimento da Educação Básica – SEEDF.
 De modo que a Educação para os Direitos Humanos seja contemplada nas ações pedagógicas e que abordem os temas transversais inseridos na sociedade contemporânea como: o protagonismo da mulher negra na sociedade e no campo, os LGBTs, as questões étnicas e religiosas, bem como, a inclusão das pessoas com deficiência no contexto escolar e na sociedade em geral.
Ampliando assim os procedimentos adotados em sala de aula por meio de pesquisas, análises, questionamentos e avaliações, a fim de refletir de maneira responsável no intuito de tomar decisões adequadas para estabelecer relações entre o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.
6. CONCEPÇÕES TEÓRICAS FUNDAMENTADORAS DAS PRÁTICAS
Currículo
            A proposta curricular do CED Osório Bacchin está sendo construída este ano, visto que estamos implementando o 3ª Ciclo e a Semestralidade baseado nos pressupostos do Currículo em Movimento para as diferentes áreas do conhecimento inserindo a interdisciplinaridade, temas transversais: Educação para a Diversidade, Cidadania, Educação para os Direitos Humanos, Educação para a Sustentabilidade e metodologias específicas para a Semestralidade e o Ciclo.
Aprendizagem
            Com as novas metodologias e organização do espaço escolar, bem como, a participação da comunidade escolar vem sendo elaborada em consonância com os projetos a serem desencadeados no decorrer do ano letivo. Os projetos previstos no PPP abarcam a Teoria Pós-Crítica, uma vez que deverão criar momentos para ação- reflexão, discussões e análises [...] dos processos pelos quais as diferenças são produzidas através das relações de assimetria e desigualdade [...] (Currículo em Movimento da Educação Básica/SEEDF apud Silva 2003, p. 89).

Avaliação
Sabendo-se que a avaliação é um instrumento utilizado para regulação das ações e planejamento de outras a serem estipuladas para a escola em acordo com o que é estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 2012) da SEDF, faz com que o comprometimento com a qualidade no Centro Educacional Osório Bacchin, tornasse uma preocupação permanente, pois sabe-se que é fundamental o conhecimento a cerca dos níveis de qualidade das ações que são desenvolvidas. Tal análise serve para manter os planejamentos e metas que produzem resultados esperados e alterarem os que não correspondem.
            A avaliação nesta instituição ocorre em duas vertentes: a avaliação do processo ensino e de aprendizagem leva em consideração o que orienta as Diretrizes de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem para a Educação Básica e a avaliação da execução da Proposta Pedagógica realizada por meio de uma análise no findar dos projetos executados.

7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
A portaria n°12 de 29 de janeiro de 2014 garante a Coordenação Pedagógica e tem como objetivo articular, planejar, orientar acompanhar as atividades didático-pedagógicas, a fim de dar suporte ao Projeto Político-Pedagógico e as ações previstas para que se atinja o currículo e a transversalidade. Para garantir estes espaços de construção de ideias a gestão prevê: Reuniões pedagógicas com professores, sala de recursos e funcionários para organizar e debater decisões/ações semanalmente no coletivo.
Este ano com a implementação do 3º Ciclo ocorrem mudanças significativas no contexto pedagógico, desde os agrupamentos e reagrupamentos, horário específico e Conselho de Classe participativo com pré conselho e avaliação formativa. Com isso, a coordenação e a gestão vêm realizando atividades com a comunidade para explicar e colher sugestões neste novo molde para a educação das Séries Finais.
Em relação ao Ensino Médio, com a implementação da Semestralidade a reorganização dos componentes curriculares, em blocos e as mudanças na práxis pedagógicas. A coordenação e a gestão realizam reuniões com os estudantes para debater as mudanças e entender como fica o processo do ENEM e o PAS/UNB, hoje a preocupação dos alunos e levantar perspectivas para preparação profissional e acadêmica.
As mudanças em que o CED Osório Bacchin se propõe a partir deste PPP/2017 demanda a discussão e elaboração de projetos específicos que atendam tanto o 3º Ciclo como a Semestralidade. Apesar das limitações em relação a estrutura física da escola, principalmente a ausência de laboratórios de informática e biblioteca para o incentivo ao ensino e a pesquisa.
A Sala de recursos generalista articula ações entre os professores, coordenação e os estudantes com deficiência, apoiando e construindo em conjunto a adequação curricular, adaptação de avaliações e apoio pedagógico. A escola atua na perspectiva inclusiva tendo alunos com os respectivos diagnósticos: Transtorno de Espectro Autista /TEA, deficiência Intelectual/ DI,  Transtorno Opositor Desafiador TOD/DI e baixa visão. A escola apresenta uma dificuldade para atender a Portaria que rege que o AEE deve acontecer no turno contrário e os alunos não tem acesso ao transporte escolar tendo que a família assumir o cumprimento deste atendimento.
Os alunos de deslocam por meio do transporte escolar com itinerários que muitas vezes, em alguns casos, os alunos andam uns 4 quilômetros para chegar ao ponto de ônibus.
No setor administrativo a composição se faz com o Diretor e a Vice-Diretora com funções específicas para direcionar tanto o pedagógico quanto o administrativo, não há a figura do supervisor pedagógico o que sobrecarrega as duas coordenadoras que articulam e direcionam os projetos pedagógicos peculiares ao ciclo e a semestralidade. Na secretaria a escola conta com um secretário para atender toda a comunidade, estudantes e professores, visto que é responsável pela documentação, encaminhamento e acompanhamento dos diários eletrônicos e dos lançamentos de notas.


8. CONCEPÇÕES PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO
O Conselho de Classe funciona como o colegiado na estrutura da escola, pois articula ações burocráticas e participa das definições pedagógicas que envolvem o coletivo dos alunos, como no caso do calendário de reposição e investimento das verbas destinadas a escola.
O desenvolvimento das atividades programadas pela escola é acompanhado pela gestão e coordenação como previsto no Plano de Ação.
Os procedimentos de avaliação funcionam de acordo com o PPP num processo formativo e definidos nas reuniões pedagógicas:
- Avaliação diagnóstica acontece no início do ano letivo para conhecer o perfil dos alunos e os conhecimentos acadêmicos em cada componente curricular.
- Avaliação contínua e formativa conforme as metodologias (trabalhos em grupos, pesquisas, debates e discussões em sala de aula) para cada modalidade atendida na escola em consonância com a proposta dos ciclos e da semestralidade.
- Portfólios;
- Auto-avaliação;
- Confecção de painéis e cartazes;
- Dança e música;
- Oficinas;
- Simulados;
- Prova bimestral;
- Pré Conselho dos alunos;
- Conselho de Classe participativo;
- Avaliação;
- Recuperação contínua;
- Dependência que garante ao aluno prosseguir seus estudos na série seguinte.

9. ORGANIZAÇAO DA PROPOSTA CURRICULAR

O Centro Educacional Osório Bacchin, visa uma educação que reflita a construção do indivíduo na sociedade, o respeito à Diversidade, o conhecimento sobre os Direitos Humanos e a valorização da Cidadania para implementar e executar novas maneiras de ensinar e selecionar os conteúdos propostos no Currículo, de modo a auxiliá-los a se adequarem as várias vivências a que são expostos em seu universo cultural, considerando as capacidades que já tem e as potencializa, preocupando-se com aqueles alunos que se encontram em dificuldade no desenvolvimento das capacidades básicas, de modo a tornar  eficaz.
            Para tanto pretende:
- Proporcionar situações problematizadoras que desafiem as capacidades do educando e revelem o que pensa e como compreender o mundo;
- Proporcionar a interação dos estudantes, vivência grupal, onde participarão de diferentes grupos;
- Utilizar situações de aprendizagem em que a construção do conhecimento envolva além dos fatores cognitivos, os afetivos e sociais;
- Criar situações que permitam ao trabalhar temáticas que envolvam áreas do conhecimento no intuito de:
·         Desenvolver os processos fundamentais e estruturas que permitam uma compreensão crítica do mundo;
·         Considerar a cultura da comunidade e promover formas de vivências culturais;
·         Oportunizar aos alunos condições e possibilidades de conviver com a pluralidade, diversidade, considerando as diferenças entre as raças, classes e gênero, desenvolvendo atitudes de respeito e consideração mútua.
·         Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira, aludindo a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.
·         Esta unidade escolar oferta a modalidade de educação inclusiva, para os alunos com diagnóstico, em classes comuns do ensino regular e conta com o serviço de apoio na sala de recursos como complementação e do atendimento, pó meio de recursos e estratégias pedagógicas diferenciadas inclusive com adaptação curricular, afim de que o aluno alcance o currículo da base nacional comum, respeitando evidentemente suas possibilidades.
                        A organização curricular e respectivas matrizes são pautadas nas diretrizes pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.           

GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
200
MATEMÁTICA
200
CIÊNCIAS NATURAIS
160
HISTÓRIA
120
GEOGRAFIA
120
EDUCAÇÃO FÍSICA
120
ARTE
80
L.E.M. INGLÊS
80
ENSINO RELIGIOSO
40
PI I
40
PI II
40

GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
160
MATEMÁTICA
120
EDUCAÇÃO FÍSICA
80
HISTÓRIA
80
GEOGRAFIA
80
FILOSOFIA
80
SOCIOLOGIA
80
QUÍMICA
80
FÍSICA
80
BIOLOGIA
80
ARTE
80
L.E.M. INGLÊS
80
L.E.M. ESPANHOL
40
PI I
40
PI II
40

10. PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO  PPP

         Para efetivar o PPP 2017 o CED Osório Bacchin realizará durante o ano as avaliações necessárias ao PPP, tendo em vista a implementação dos 3º Ciclo e da Semestralidade e de suas especificidades metodológicas e avaliativas conforme previsto nos documentos da SEEDF que regem tais propostas.
            Construir um processo de avaliação constante das ações pedagógicas para melhorar a articulação e comunicação com os alunos e suas respectivas aprendizagens. De modo a melhorar o desempenho escolar dos estudantes, desenvolver a formação crítica reflexiva, implementar metodologias em sala de aula, elaboração de fichas para Conselho de Classe que atendam as demandas e para acompanhamento escolar dos alunos na perspectiva da avaliação formativa conforme as Diretrizes de Avaliação Educacional da SEEDF.

10.1 Planos de Ação para o Desenvolvimento do PPP

DIMENSÂO
OBJETIVOS
METAS
AÇÕES
AVALIAÇÃO
DAS AÇÕES
RESPONSÁVEIS
CRONO-
GRAMA

Gestão Pedagó-gica

- Estimular os mecanismos para os avanços na aprendizagem;
- Incentivar a entrada e permanência do aluno;
- Mitigar ações para valorização do profissional de educação;
- Estimular o protagonismo juvenil e oportunizar aos alunos atividades que desenvolvam suas opiniões;
- Fornecer suporte aos diferentes segmentos na escola para melhor desempenho de suas funções.


- Promover a participar na elaboração do PPP;
- Propor ações para redução em 80% da reprovação;
-Aumentar significativamente a participação dos responsáveis, integrando a família na escola;
- Criar um calendário cultural;
- Mitigar ações contra a evasão escolar;
-Orientar a criação do grêmio estudantil;
- Proporcionar ao estudante condições para participarem do PAS/UNB, ENEM e concursos;
- Aplicar os recursos em concordância com a legislação vigente.

- Criação da Comissão para registro do PPP e elaboração coletiva;
- Implantar projetos interventivos para acompanhar as necessidades dos alunos;
- Convocar a família para participar nos momentos na escola quer sejam debates, reuniões, conselhos ou culturais;
- Acompanha-
mento pedagógico junto a equipe de Coordenação da escola / apoio;
- Realizar reuniões por segmentos na escola e depois coletivas para tomada de decisões.

- Assegurar o cumprimento do PPP


Equipe gestora e de coorde- nação pedagógica/ apoios.

No decorrer do ano letivo.

Gestão de Resultados Educacio-
nais


- Mediar o trabalho pedagógico do 3º Ciclo , desde a elaboração de planejamento acompanha- mento e avaliação.

- Diminuir gradativamente a solidão pedagógica, a fim de que o trabalho contemple a orientação para o 3º Ciclo.

- Formação continuada na coordenação pedagógica;
-Bidocência;
-Ensino Colaborativo
- Reunião com gestão, professores e alunos;
-Diálogo da elaboração dos projetos e acompanhamento visando um trabalho interdisciplinar, transdisciplinar;
-Planejar e executar aulas em parcerias, que de suporte aos projetos.

- Coordenação pedagógica individual e por área;
- Pré- Conselho;
-Reunião com os responsáveis dos alunos;
-Diários de Bordo;
-Atas dos Conselhos;
-Reagrupamentos interclasse e intraclasse.


Gestão
Coorde- nação

Semanal-
mente nas coordenações coletivas;
- Semanal-
mente nas coordenações individuais e por área;
- Mensal-
mente em reuniões gerais;
- Ficha avaliativa bimestral;
-Ata de reunião bimestral.

Gestão Participa- tiva
Conselho Escolar:


- Visa de maneira consultiva, fiscalizar, mobilizar, deliberar e representar a comunidade escolar regulamentado pela SEDF.

- Observar os princípios e as disposições constitucionais, os pareceres e as resoluções dos órgãos normativos federal e distrital e a legislação do Sistema de Ensino do Distrito Federal.


- Elaborar regimento interno;
- Analisar, modificar e aprovar o Plano anual elaborado pela direção;
- Conferir a aplicação de recursos necessários a manutenção e a conservação da escola;
-Divulgar informações;
-Debater os indicadores escolares de rendimento, evasão e repetência;
- Propor estratégias para a melhoria da aprendizagem.

- Avaliar os projetos elaborados ou em execução por quaisquer dos segmentos que compõem a comunidade escolar.

Membros eleitos do Conselho escolar

Reúnem-se de acordo com a demanda da escola e do Conselho escolar.

Gestão de Pessoas


Pais/ responsáveis

- Melhorar e fortalecer o relacionamen-
to da escola com a comunidade buscando a participação efetiva de todos os membros do Conselho Escolar , fazendo valer os princípios da gestão escolar participativa.


Secretaria
- Manter  atualizados a escrituração da secretaria, de modo a atender bem a comunidade escolar com presteza e cordialidade.


Carreira Assistência






Agente de Copa e Cozinha

- Atender bem ao aluno e preparar a merenda escolar conforme os padrões exigidos.



Serviços Gerais
Terceirizados
- Atender a comunidade escolar e manter a limpeza do ambiente escolar.



- Integração da família a escola e suas relações mútuas.
















- Cumprir com os prazos do sistema;
-Otimizar o tempo para cumprimento das tarefas.








- Portaria











- Zelar pela qualidade da alimentação escolar.
- Participar dos projetos da escola, desde que a ação seja voltada ao aluno.





- Higienização da escola e conservação da área externa.



- Eventos culturais;
- Projetos e reuniões;
-Conselho de Classe participativo.













- Atendimento ao público,
- Alimentação do Sistema EDUCAR;
- Efetivação da escrituração escolar.





- Assegurar o bom andamento e a segurança no
 ambiente escolar.







- Ser pontual;
- Desenvolver projetos para melhor aceitação da merenda escolar.







- Limpar e cuidar dos materiais de limpeza em local seguro.



- No decorrer de suas realizações

















-  Mensalmente












- Participar no Pré Conselho e no Conselho Escolar.








- Por meio de pesquisa aplicada aos estudantes.










- Gestão da escola
- Empresa




- Gestão, Coordenação e professo- res.















- Silvano Colli











- Moisés
- Reis
- Luis









-Regino,
Elisângela e
Lindomar











- João
- Soraia
 Maximiana
- Leonice



-De acordo com o planejamento da escola.
















- De acordo com a demanda de trabalho.









Cotidiana- mente.










Cotidiana- mente.












Cotidiana- mente.
Gestão Financeira

- Promover a gestão financeira da escola de acordo com os princípios de autonomia, transparência e ética do administrador público;
- Otimizar a utilização dos recursos financeiros com a participação da comunidade escolar;
- Buscar parcerias para solução de problemas de estrutura física

- Utilizar a totalidade dos recursos recebidos de acordo com as necessidades pedagógicas e administrativas obedecendo a legislação vigente;
- Renovar e adquirir novos equipamentos para conservação e limpeza do ambiente escolar;
- Continuar a melhorar a estrutura existente.

- Convocar a participação do Conselho Escolar na tomada de decisões;
- Elencar com a comunidade as necessidades e prioridades;
- Realizar reformas no prédio escolar frequentemente;
- Promover reparos aos equipamentos.


- Nas reuniões e debates cotidianos.

- Equipe gestora

- Vigência do mandato
Gestão
Adminis- trativa

- Garantir o atendimento adequado e satisfatório aos funcionários da unidade escolar para o bom desempenho de suas funções;
-Reorganizar o ambiente escolar de forma a torna-lo mais agradável;
-Suprir a carência de cada segmento da escola.

- Atender a todos os servidores em suas necessidades e observar critérios ligais pertinentes a cada segmento;
-Buscar recursos e meios para criar um Pergolado para que os alunos possam se reunir enquanto aguardam o início das aulas;
-Utilizar a ferramenta PDE interativo para detectar os problemas na escola e estabelecer critérios e prioridades para solucioná-las;
-Utilizar a ferramenta SIGEPWEB para organizar e fazer lançamentos administrativos dos funcionários.


- Orientar os funcionários sobre os afastamentos legais e direitos;
- Mantendo atualizados os cadastros;
- Buscar parcerias com entidades civis;
-Buscar suporte junto a Coordenação regional de Ensino;
- Criar GT para realizar as etapas de diagnóstico e ações para resolução de problemas da comunidade escolar;
- Acessar o Sistema para lançamento da vida funcional dos profissionais diariamente.

- Quando necessário haver ajustes.

Equipe gestora

-Vigência do mandato




10.2- Projetos individuais, em grupos e/ou interdisciplinares desenvolvidos na escola.

PROJETOS ESPECIAIS

            A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/ SEEDF oferta projetos coletivos para toda a rede e o Centro Educacional Osório Bacchin divulga e incentiva os alunos a participarem dos seguintes projetos:
            → OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos de escola pública e contribuir para a qualidade da educação básica.
            → Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – Realizado pelo Ministério da Educação e pela fundação Itaú Social, que tem por objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.
            O CED Osório Bacchin propõe para este ano letivo o desenvolvimento de projetos que visem  à re-significação do espaço escolar, transformando-o num espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões, trazendo uma nova perspectiva para o processo de ensino e aprendizagem , tanto na proposta do ciclo como na semestralidade. Para tanto, desenvolve:

Projetos individuais, em grupos e/ou interdisciplinares desenvolvidos na escola.

PROJETO
OBJETIVOS
PRINCIPAIS AÇÕES
PROFESSOR RESPONSÁVEL
AVALIAÇÃO DO PROJETO E NO PROJETO
Ensino Médio/
Semestralida-
de
Rádio Diversidade


a) Comunicar  e estimular a consciência crítica e a cooperação entre as pessoas;
b) Promover o resgate da identidade cultural brasileira;
c) Ser instrumento de transformação, por meio da cultura e do exercício da cidadania.


a) Aprofundar na história e identidade das matrizes culturais formadoras do Brasil e no diagnóstico ambiental.
b) Os programas serão feitos pelos estudantes sobre os seguintes temas: Comunicação Comunitária, Conceitos sobre Cultura e Diversidade Cultural, Conceito de meio Ambiente/ Cultura, Influências Culturais, História Afro-Brasileira, Povos Ameríndios, História de Planaltina e manifestações culturais locais, Comunicação/Educa-
ção e Música.
Professor de História Leônio Matos e equipe pedagógica
A avaliação será realizada de forma processual e contínua para constatar se os objetivos foram alcançados.

Projeto Interdisciplinar de produção de texto, preparação para o vestibular, concursos, redação e mercado de trabalho.








Este projeto tem como objetivo:
Despertar o interesse do aluno por conteúdos que são necessários ao seu desenvolvimento intelectual e profissional. O projeto será realizado no decorrer dos 3 anos que constituem o Ensino Médio as seguintes competências: Análise crítica, leitura e Produção, concentração e desenvolver a postura profissional
- Realização de simulados;
- Praticar e aprimorar a escrita;
- Preparar para as provas do ENEM, PAS e vestibulares;
- Incentivar a leitura dentro e fora da escola;
-Conhecer e praticar vários tipos textuais (tipologia textual).









Irene Amado        ( professora de português),
Dayane Alcântara (professora de espanhol) e coordenação pedagógica.













- Produção de texto em sala de aula,
- Leitura e interpretação de texto das leituras individuais;
- Avaliação processual e contínua do projeto.











Projeto Cidadão Consciente, Cuida do Ambiente.





























-----------------

EF09 - Séries Finais/ 3º Ciclo


Nas trilhas do Cerrado.
- Despertar no estudante a valorização do ambiente em que vive, fazendo-o relacionar a importância do mesmo, em escala local, nacional e global.
- Organizar ações que contribuam para a redução do lixo escolar, pretendendo assim, a redução do lixo nas casas e na comunidade;
- Incutir no aluno a consciência sobre a utilização racional dos recursos naturais;
- Incentivar a adoção de hábitos de proteção ao meio ambiente, seja em casa e por onde circularem.
- Mitigara ações para a redução do lixo doméstico e reutilização do mesmo.
- Promover ações sobre a importância do campo e dos profissionais que atuam neste espaço.
---------------------------

- Reconhecer o
Cerrado como parte de sua casa, respeitando, valorizando e protegendo este bioma;
-Formar cidadãos conscientes para as causas ecológicas;
- Caracterizar o bioma cerrado;
- Identificar os principais de agentes poluidores do cerrado, na região da escola.




- Leituras e interpretação;
- Debates;
- Trabalhos em grupo;
- Confecção de cartazes;
- Apresentação de seminários;
-Vídeo aulas;
- Exibição de documentários;
-Trabalho com músicas.






















-------------------------

-Exposição de

- Registro de fotografias sobre a fauna e a flora do cerrado em volta da escola;
-Apresentar receitas culinárias a partir de frutos do cerrado;
-Realizar trilhas e passeios com parceira com a Polícia Ambiental e a Estação Ecológica de Águas Emendadas;
- Pesquisa e estudo dirigido sobre as principais características do cerrado.



Professora de geografia Vera Lúcia dos Santos e coordenação pedagógica






























--------------------

Luciana Vieira 
( Sala de Recursos/ Biologia)

Isís Thomé
(Ciências Naturais)

Ziziléia Vasco
(apoio/ Ciências Naturais)
e coordenação pedagógica


Processual e contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas. E no findar do ano letivo avaliação das metas atingidas.
























------------------

- Processual e contínua do Projeto no decorrer de sua execução;
- Por meio de registros feitos nas fichas avaliativas nos Diários de Bordo acerca do empenho,  autonomia, participação e frequência dos alunos.
-



Pintando a Diversidade

- Relacionar diferentes contextos no ambiente escolar;
- Evidenciar e elabora uma linha histórica da evolução histórica dos direitos da Mulher;
- Levantar o contexto da Mulher do Campo e sua representatividade na produção de renda;
- Reconhecer as diferentes correntes que abarcam os LGBTs ;
- Apontar as diferentes religiões no contexto escolar e da região ;
- Abordar as questões étnicas: indígenas, camponesa, negros, regionalismo e multiculturalismo.
- Despertar a prática da alteridade ao se analisar  Direitos, Deveres e Cidadania

- Agrupamentos intra e extraclasse;
- Palestras e debates acerca dos temas;
- Documentários;
-Pesquisa in loco;
- Apresentação / seminários;
- Feira Cultural para Cidadania e Diversidade.

Patrícia Monteiro ( Geografia/ Sala de Recursos)
Silvânia ( Inglês)
Mônica Bastos     ( Geografia) e coordenação pedagógica




- A avaliação acontecerá no decorrer da execução dos Reagrupamentos e da participação dos estudantes, bem, como, as repercussões da proposta para o estudante no contexto escolar.
- Os estudantes serão avaliados por meio de fichas e instrumentos específicos que envolvam a discussão dialética.




Tocar, Cantar e  Dançar

- Identificar os diferentes estilos musicais e suas origens;
- Resgatar as músicas e tradições da região, no caso deste território do campo;
- Desenvolver relações sociais e afetivas, por meio de atividades com a músicas e seus movimentos, explorando a psicomotricidade e sua relação com o tempo e o espaço.

- Dinâmicas para despertar o talento ou habilidade para compor e realizar arranjo musical;
-Pesquisas envolvendo os diferentes gêneros musicais e suas relações com as diferentes regiões do Brasil;
- Apresentações de diversificados estilos musicais.

Ramon                 ( Matemática)
Ranielle (Português)
e coordenação pedagógica



Avaliação contínua e processual do projeto no decorrer dos reagrupamentos.
Esporte:
Jogos e Brincadeiras

- Apresentar jogos e brincadeiras antigas;
- Resgatar jogos e brincadeiras antigas;



- Apresentação do projeto aos alunos;
- Execução das atividades na prática;
- Confeccionar pipas, petecas e outros.

- Sérgio                ( Educação Física)
Heber ( História)
Danilo ( Diretor/ Geografia) e coordenação pedagógica



- Participação e execução das atividades propostas no decorrer dos Reagrupamentos

Grupo de Teatro
CAMPARTE


- Desenvolver o potencial criador dos coordenadores/ alunos dos mediadores/professo-
res e colaboradores , buscando formação crítica;
- Conhecer, apreciar e utilizar a arte cênica como elemento de possibilidade de consciência corporal, auto conhecimento e trabalho em equipe.

- Oficina mensal
-Criar um grupo de teatro;
- Protagonismo juvenil com os intervalos pedagógicos;
-Técnicas de expressão corporal;
- Reagrupamentos interclasse e intraclasse.

Edinalva              ( Matemática/ Coordenação)
Alessandra Dias Oliveira Guimarães           ( Português/ Vice- diretora)
Gerson (Artes)
Denilce e Rosinha ( apoio pedagógico)
Sala de Recursos:
Patrícia Monteiro
Luciana Vieira

- As avaliações dos alunos são acordo com o envolvimento nos trabalhos e apresentações realizadas, de forma processual e contínua.

Literatura

Projeto Literart
- Desenvolver o gosto pela leitura, bem como, o hábito de ler;
- Incentivar a leitura;
- Organizar o espaço literário;
- Entrelaçar com a arte do teatro a proposta a fim desenvolver outra formas de linguagem como : e expressão corporal , mímica e a releitura de obras.



- Empréstimos de obras literárias
- Realizar campanha de troca de livros;
- Revitalização dos espaço para leitura;
- Promover Sarau literário;
- Incentivar uma feira de livros, bem como, a visita a feira que acontece no DF.
- Representar junto ao grupo de teatro  C&A Ipê peças co relacionadas.
- Professora Denilce ( apoio Pedagógico)
Rosinha ( Apoio Pedagógico)
Edinalva              ( Coordenadora do Ciclo)

- Avaliação do projeto no decorrer do ano letivo e das ações desencadeadas com os estudantes.
Projeto Monitoria :
Além do Algoritmo

- Estabelecer relações interpessoais, respeitando as fragilidades dos alunos;
- Estimular o interesse, a curiosidade e espírito de investigação na resolução de desafios e soluções problemas;
-Identificar conhecimentos matemáticos como meio de compreensão do mundo.

- Atendimento de grupos interclasse e intraclasse organizando conforme critérios dos professo-
res regentes;
- Atendimento individualizado aos alunos com dificuldades específicas.


- Professor Ramon (Matemática)
- Coordenadora Edinalva              ( Matemática)
- Monitores de salas nas aulas de Matemática e monitores dos 9 º anos uma vez por semana por turma.

-Avaliação processual e contínua do grupo de Monitoria, que são voluntários no contra turno e alguns alunos de sala da série cursada no mesmo Bloco.

Projeto
Na Tela do Campo 2017
O Protagonismo da Mulher do Campo:
As “Marias” do Cerrado

- Abordar a identidade campesina, a questão do lugar e suas representatividades, o território e suas relações, bem como, a identidade para a escola no/do campo.

- Criação e divulgação do Blog
nateladocampo.blogspot.com;

- Pesquisa de campo para abordar em 2017 o Protagonismo da Mulher do Campo;
- Releituras de canções que denotam o papel da mulher na sociedade;
- Trabalho em grupos /AEE Coletivo e AEE individualizado;
- Participar do grupo de Teatro CAMPARTE.

- Patrícia Monteiro
-Luciana Vieira
-Edinalva Cândido e
- Alessandra Dias Oliveira Guimarães.

- No decorrer das ações do projeto, tendo como foco incluir os alunos do AEE em classe regular do 3º Ciclo.
-



10.3-  Organização do trabalho pedagógico (OTP) Coordenação pedagógica
Para dar suporte a execução do PPP a coordenação apresenta como objetivo geral: Planejar, orientar e acompanhar as atividades metodologia didáticas a serem aplicadas  para a implementação do Currículo  da educação Básica.




Demandas Pedagógicas
OBETIVOS ESPECÍFICOS

AÇÕES/
ESTRATÉGIAS
PAR CERIAS ENVOLVIDAS NAS AÇÕES
PÚBLICO
CRONO-
GRAMA
AVALIA-ÇÕES DAS AÇÕES

Coordenação























Implementa-ção do 3º Ciclo



- Discutir o entendimento
de teoria e de prática do Ciclo e da Semestralida-
de recomendando materiais que auxiliem na potencializa-
ção do trabalho pedagógico.










-Dialogar diariamente a implementa-ção do 3º Ciclo ;
- Auxiliar conflitos, buscando soluções que vise o crescimento gradativo, individual e coletivo  de professores, gestão, alunos e seus responsáveis.

- Elaboração de atividades em parcerias com professores, alunos, gestão e família;
- Encaminhar os instrumentos de avaliação após amplas discussões;
-Levantar temas e soluções aos conflitos enfrentados.












Direcionamento a pesquisa de materiais de suporte.

- Professores


























Coordenação Regional de Ensino/
UNIEB
Planaltina –DF
- EAPE
- Sala de Recursos Generalista.



Coordenação conforme a Portaria 446 19/12/2016 de escolha de turma.





















- Comunidade Escolar e seus respectivos segmentos.


































Semanal-
mente durante o decorrer do ano






Processual e contínua no findar dos semestres com debates e discussões dos trabalhos realizados.
-Avaliação das fichas e, atas e memorial construídos no decorrer do semestre.
-Preencher Atas na reunião coletiva que avalie e direcione o trabalho.


- Ficha de avaliação formativa no pré conselho
- Reunião com a equipe diretiva semanal- mente e Conselho de Classe participativo.


Acompa- nhamento de Projetos



- Dar o suporte necessário para elaboração, execução e avaliação dos projetos;
- Trabalhar os reagrupamen-
tos interclasse e intraclasse.
-Desenvolver autonomia dos alunos;
- Descentralizar as diversas áreas do conhecimento, buscando um trabalho transdisciplinar;
- Ensinagem de qualidade com afetividade.

- Professores e coordenação

Gestão/ Coordenação/ alunos/ mediadores/ professores e colaboradores.

- Bimestral-
mente.

-Debates Discus-
sões mensalmen-
te nos reagrupa-
mentos interclasse e intraclasse.

Implemen-tação da Semestra-lidade

- Participar  da implementa-
ção da Semestralida-
de por meio de acompanha- mento da avaliação na busca de soluções para organizar o processo pedagógico.
- Apropriar dos pressupostos teóricos e metodológicos da organização da escola em semestre.

- Estudo sobre o Currículo da Educação Básica, as Diretrizes e Orientações Pedagógicas da rede;
-Desenvolver no espaço da coordenação momento de formação continuada para subsidiar a organização do trabalho pedagógico na semestralidade.
- Definição de instrumentos para o registro das discussões e encaminhamento do grupo;
- elaboração de cronograma para os Projetos e das atividades a serem realizadas.

-Coordenação Regional de Ensino/UNIEB
Planaltina –DF
- Professores - Equipe Gestora
-Coordenação Pedagógica.


- Comunidade Escolar e seus respectivos segmentos.

Semanal-
mente durante o decorrer do ano


- Ficha de avaliação
- Reunião com a equipe diretiva semanal- mente e Conselho de Classe.


Sala de Recursos
Generalista


-Criar condições favoráveis para que aconteça a valorização das potencialida-
des dos alunos com deficiência e TEA.
-Promover a socialização dos alunos por meio das informações das informações das diferentes áreas do conhecimento, música, artes visuais, dança e TICs, valorizando as habilidades e aptidões, respeitando suas fragilidades e limitações.
Possibilitar que a comunidade escolar tenha acesso às informações sobre educação especial.
-Auxiliar os professores de classe comum a fazerem as adaptações necessárias para que os alunos tenham acesso ao currículo e às atividades e projetos desenvolvidos na escola.

-AEE individual e coletivo, oferecendo atividades complementares às ações desenvolvidas em classe comum.
-Oferecer atividades que promovam o desenvolvimen-
to da psicomotricida-
de, noção de espaço-tempo, raciocínio lógico-matemático, autoestima, autonomia, aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula na vida prática do aluno, interação social, linguagem oral e escrita.
-Atuar de forma colaborativa com os professores regentes para definição de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso ao currículo do estudante com deficiência e TEA, e a sua interação com os diferentes segmentos da escola.
-Promover estudos de caso.
-Orientação às famílias sobre a importância do seu envolvimento e participação no processo educativo.
-Confecção de material didático-pedagógico específico para que os estudantes com necessidades especiais tenham acesso aos conteúdos desenvolvidos em classe comum.

Coordenação Regional de Ensino/
UNIEB
Planaltina –DF – Equipe de Apoio.

- Família / responsáveis.

- Professores regentes.

- Equipe gestora e demais segmentos da escola.

-Coordenação pedagógica.

Alunos com diagnóstico de algum tipo de deficiência e Transtorno do Espectro Autista.

- Professores de classe comum.

- Diferentes segmentos da comunidade escolar.

- Pais/ responsáveis.
-
 Cada aluno terá até quatro atendimen-
tos, de 50 minutos, por semana.

- Aulas colabora-
tivas com os professores regentes de acordo com a demanda.
-Atendi-
men-
to aos professores regentes e aos pais/responsáveis semanal-
mente.

-Observação nas mudanças de comporta-
mento dos alunos, progressos relacionados à aquisição das aprendiza-
gens, autonomia e indepen-
dência.
- Análise do desempenho dos alunos durante o AEE.
- Ao longo do ano quando será possível verificar se os objetivos do plano AEE foram alcançados.
- Discussões com o grupo de professores e a equipe gestora durante as coordena-
ções pedagógicas (semanal-
mente).
Atendimen-
to aos pais/respon-
sáveis, mensalmen-
te.




11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

_______. Lei n. 9.394/1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). In:
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio, Brasília: MEC, 1999.
MEC – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO –
BRASIL, 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Gestão
compartilhada: Lei n. 4.036/2007, SEEDF: Brasília, 2007.
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – Currículo em Movimento – Pressupostos Teóricos: 2013.
DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO do Processo de Aprendizagem para a Educação Básica.
FERRARI, Eliana Moysés Mussi, Roteiro para Elaboração da Proposta Pedagógica.
FERREIRA, Augusto – Proposta Pedagógica da Escola Comunitária;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal;
RAMOS, Rosária Rosa dos Santos -  O LUGAR, A MEMÓRIA E OS (MULTI) LETRAMENTOS: UM REENCANTAR NO CED- OSÓRIO BACCHIN E SUA COMUNIDADE - Identidade e Pertencimento .Brasília: UnB,2015
Referências eletrônicas
REGIMENTO ESCOLAR, das escolas públicas do Distrito Federal;









ANEXOS














Registros sobre a implantação da Semestralidade
Apresentação pela equipe gestora da proposta da Semestralidade aos pais e responsáveis
Reagrupamento interclasse na Semestralidade.

Registros sobre a implantação do 3º Ciclo – postados no blog: https://cicloosoriobacchin.blogspot.com
 Atividade de Ciências em 15/03/2017
Aulas práticas: trabalho de apoio da professora Ziziléia,  nas aulas da professora Isis, em  Ciências Naturais.





 PRÉ- CONSELHO  2017

Em acordo com a proposta do ciclo, implementamos uma etapa importante de avaliação dos segmentos e ponderação sobre o fazer pedagógico nesta nova perspectiva. O que culminou no dia 15/05/2017.  
Em uma Avaliação Formativa onde se envolvem os diversos segmentos da escola, surge o momento da escuta sensível com a participação dos alunos coordenadores  das turmas do vespertino, mediados pelos professores Conselheiros e pela Equipe Gestora, na figura da Vice- Diretora.










Conselho de Classe Participativo 
Dias 16, 17 e 18 de Maio de 2017

A escola é um lugar de crescimento e avanços das discussões dialéticas sobre o fazer pedagógico, sendo assim, a proposta que o 3º Ciclo apresenta , nesta moldura que vem sendo desenhada no CED Osório Bacchin , o Conselho de Classe Participativo / Avaliativo.
A participação dos pais e responsáveis juntamente com alunos e professores se revelou um Momento único na escola.










19/04/2017 - "Cartas nas mangas", a Coordenadora Edinalva entra em sala de aula com temas co-relacionados com os projetos.



26/04/2017- Vivências nas aulas da Professora Isis / Ciências Naturais 
com o Instituto Maria  Teresa: Altruísmo




27/04/2017   - Atividade da Professora Ranielle  6º A






09/05/2017 - Trabalho com Pigmentação com uso de bucha de aço e revistas.
Professor Gerson - Arte







11/05/2017 - Atividades de Pesquisa com os professores Mõnica  ( 8ºB) e  Heber (7ºA)






19/05/2017- Atividade direcionada em grupo.
Professor Sérgio - Educação Física




20/05/2017 - Intervalo  Interativo
Alegria tomou conta de todos como uma prévia de todos "Juntos e Misturados"
Atividade de relaxamento 




24/05/2017 - Reagrupamento/ Monitoria
Equipe de alunos dos 9º anos que chegam ao vespertino para agregar ao PROJETO MONITORIA  nas aulas de matemática.







Construção Coletiva do PPP 2017


Segmento pais e responsáveis





Segmento professores, assistência, servidores, agentes de copa e cozinha e Monitor.


PARTICIPAÇÃO NO VI CIRCUITO PEDAGÓGICO  2017-  REGIONAL DE PLANALTINA DF
http://nateladocampo.blogspot.com.br
·                      NA TELA DO CAMPO EM 2017 - O PROTAGONISMO DA MULHER DO CAMPO
·                      Início
·                      RELATO DE EXPERIÊNCIAS
·                      PRODUÇÃO DOS ALUNOS
·                      PARCERIAS
·                      CED OSÓRIO BACCHIN
·                      RELATO DA VIDA NO CAMPO
·                      MEMORIAL
·                      Sala de Recursos - AEE
·                      Pesquisas : Identidade e Memória
https://resources.blogblog.com/img/icon18_wrench_allbkg.png
NA TELA DO CAMPO EM 2017 - O PROTAGONISMO DA MULHER DO CAMPO

AS "MARIAS" DO CERRADO


O Projeto na Tela do Campo em 2017 volta ao cenário no CED Osório Bacchin com a temática : O Protagonismo da Mulher do Campo, no intuito de sensibilizar a comunidade escolar sobre o papel que exercem as "MARIAS DO CERRADO" . Estas mães, esposas, trabalhadoras, estudantes e guerreiras que em meio a diversidade do campo exercem suas lideranças, educam e promovem o desenvolvimento humano, social e cultural.
Retornarmos com esta temática nos faz despertar para uma educação para o protagonismo dos estudantes e das mulheres das suas respectivas famílias como fonte inspiradora para a valorização da cultura e de seu papel importante neste cenário.
A lida no campo, na enxada, na agricultura familiar, na religião e nos espaços educativos da família e da comunidade local denotam que as "MARIAS", cada uma com sua beleza , sua delicadeza e sua força que sustentam e equilibram a vida no campo.
Sim ...
"MARIAS", mulheres lutadores pela terra;
"MARIAS" mulheres mantenedoras de suas famílias;
"MARIAS" que lutam contra a violência contra a mulher;
"MARIAS" que empregam na enxada sua força e determinação;
"MARIAS" que choram por seus filhos;
"MARIAS" que se alegram no cotidiano;
"MARIAS" que enfrentam o período da seca no cerrado;
"MARIAS" que se alegram com a chuva quando desce e toca suavemente a semente na terra;
"MARIAS" que carregam as marcas do sol envelhecida pelo trabalho no campo;
"MARIAS" que se enfeitam para as festas e o arrasta pé;
"MARIAS" que sonham com o amor e com a terra
Enfim, infinitas MARIAS DO CERRADO.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiket9DQVURlhbDqjPmxjmWblOP15YHn7zf-eLmUFMXuq9SjE3t1ouyDokpKGwYC3wpu-OW8ZyK_nX8FdyCg3-qLV3wYVNI7xd9rByN9e80ITijPNQ3HfzyC4E6wBNsI4ZWTGMq0BrBVr4/s320/15076414870_64e857c6dc.jpg



Patrícia Monteiro







https://cicloosoriobacchin.blogspot.com.br

3 º CICLO EM DIÁLOGO
Criado para registrar as memórias da fase de implantação do 3 º Ciclo no Ensino Fundamental.
sexta-feira, 10 de março de 2017


O trabalho em Ciclo para as aprendizagens requer uma reorganização de tempo e espaço escolar sustentada no TRABALHO COLETIVO e NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA, garantindo assim as aprendizagens, tendo o aluno como ponto central e sujeito plural.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4o5l-FKk-nSiZw8RT316Rl5-bm6E5kdfyB4VbWDAg3kDKea1UKomvO_I9Y51TSmx4b1GpxrUanVE8lZRokidkqixeIhL1AN4NLBLYxOLiWKd0kCdF-UWz6qoDzfhf6gNKkiiswPevE0Y/s320/Ciclos-2.png

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Um comentário:

  1. Terminei meus estudos ai em 2019. Estou ai desde 2016, não morava na região mas adorava a escola. Olhar essas fotos é um sentimento de nostalgia, em breve voltarei pra fazer uma visita na escola. Tão pouco tempo que sai mas o sentimento de saudade dos colegas e do ambiente sempre prevalece. Abraços Luan Vitor, 3 A 2019.

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