GOVERNO DO DISTRITO
FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE
PLANALTINA
CENTRO EDUCACIONAL OSÓRIO BACCHIN
|
||||||
PPP-
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
|
||||||
Planaltina, 2017
Se a educação sozinha não
pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Paulo Freire
|
Comissão
Organizadora
Danilo
Mendonça Soares
Diretor
Alessandra
Dias Oliveira Guimarães
Vice
Diretora
Márcia
Adrianna de Menezes Temóteo
Coordenadora
da Semestralidade
Edinalva
Cândido do Nascimento
Coordeanora
do 3º Ciclo
Silvano
Colli
Secretário
Patrícia
Monteiro Silva
Sala
de recursos Generalista
SUMÁRIO
01-
|
Apresentação................................................................................................
|
05
|
02-
|
Historicidade...............................................................................................
|
06
|
2.1-
|
Espaço Físico da Escola..............................................................................
|
08
|
2.2-
|
Dados de Identificação................................................................................
|
09
|
3-
|
Diagnóstico da realidade
Escolar.................................................................
|
10
|
4-
|
Missão..........................................................................................................
|
12
|
4.1-
|
Objetivos Institucionais
Gerais...................................................................
|
12
|
4.2-
|
Objetivos Específicos..................................................................................
|
12
|
5-
|
Princípios Norteadores de
Prática Pedagógica- Epistemológico.................
|
13
|
6-
|
Concepções Teóricas
Fundamentais das Práticas........................................
|
14
|
7-
|
Organização do Trabalho
Pedagógico da Escola.........................................
|
15
|
8-
|
Concepções Práticas e
Estratégias de Avaliação do Processo de Ensino....
|
17
|
9-
|
Organização de Proposta
Curricular............................................................
|
18
|
10-
|
Plano de Ação para
Implementação do PPP................................................
|
21
|
10.1-
|
Plano de Ação para o
desenvolvimento do PPP..........................................
|
21
|
10.2-
|
Projetos Individuais em
grupos e/ou Interdisciplinares Desenvolvidos na Escola...........................................................................................................
|
29
|
10.3-
|
Organização do Trabalho
Pedagógico (OTP)..............................................
|
38
|
11-
|
Referências
Bibliográficas...........................................................................
|
45
|
12
|
Anexos.........................................................................................................
|
46
|
1-APRESENTAÇÃO
O presente Projeto
Político Pedagógico/PPP aqui apresentado é o instrumento que norteia as
práticas pedagógicas no CED Osório Bacchin, instituição de Ensino Fundamental e
Ensino Médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal e regida pela
Coordenação Regional de Planaltina –DF. Tal proposta visa buscar pressupostos
que abarcam as modalidades de ensino e suas respectivas peculiaridades, em se
tratando de uma escola situada no/do Campo. Tais peculiaridades fazem com que o
PPP busque caminhos para ressaltar a qualidade da educação pública e a primazia
pela identidade histórico-cultural em sintonia com a formação acadêmica e a
valorização da diversidade humana, bem como, a cidadania.
Para
elaborar o Projeto Político Pedagógico de 2017 realizou-se reuniões com o corpo
docente, servidores, estudantes e comunidade de pais e responsáveis, uma vez
que neste ano letivo o CED Osório Bacchin implementa mudanças pedagógicas
incluindo a Semestralidade no Ensino Médio e o 3º Ciclo na Educação Fundamental
– Séries Finais.
Para elaboração
do PPP foi criada uma comissão constituída pelo Diretor e Vice-Diretora do CED
Osório Bacchin, dois professores, a coordenação pedagógica, pais da comunidade
escolar, por representantes da secretaria, sala de recursos e conselho escolar.
Para a elaboração do PPP 2017 foram revistos os projetos pedagógicos tendo em vista
as mudanças previstas na Semestralidade e no Ciclo.
Concluída a etapa de elaboração prévia da PPP
2017 foi apresentada para aprovação dos professores, funcionários do CED Osório
Bacchin, os pais/responsáveis e alunos.
Acredita-se
que tal proposta vislumbre muito além de um simples agrupamento de planos de
ensino e de atividade diversas, mas construída para ser vivenciada em todos os
momentos e por todos os envolvidos no processo educativo.
|
Segundo Ramos 2016 a comunidade dos Jardins do Morumbi, em 1986 imbuída de aspirações com vistas a criação e instalações dos instrumentos públicos como escola, telefonia rural, lazer comunitário, assistência médica, eletrificação rural se organizaram para que houvesse desenvolvimento na região e acessibilidade aos instrumentos públicos garantidos pelo Estado.
Situada na Zona Rural Jardim Morumbi na
Quadra “G” Lote 22, o Centro Educacional Osório Bacchin, iniciou suas
atividades educacionais no ano de l.989, intitulada como Mini-escola Jardim
Morumbi, sendo um anexo da Escola Classe Monjolo.
O
Centro Educacional no referenciado ano não tinha energia elétrica como também
não possuía a figura do Diretor, a função era desempenhada pelo professor Élson
Ferreira Cardoso. Com a doação do terreno em 1.991, fora desvinculada da Escola
Monjolo e tornou-se Escola Classe Osório Bacchin, nome este em homenagem ao
doador do terreno.
Com
a construção do prédio em aproximadamente 1.993/94 e ampliação do quadro de
funcionários foram criados os cargos de Diretor, Vice-diretor e Assistente
Administrativo, sendo nomeado como Diretor o próprio professor Élson F.
Cardoso, então primeiro diretor da escola. Até a presente data, foram 5 (cinco)
gestões a saber: A primeira do professor acima supracitado, posteriormente as
professoras Solange de Oliveira Passos, Ieda Maria Vilas Boas Pereira Bueno,
Márcia Adrianna de Menezes Temóteo e na atualidade o professor Danilo Mendonça
Soares.
Com
a crescente procura de vagas ampliou-se o universo do atendimento, fez-se
necessário a figura de um Coordenador Pedagógico, o qual iniciou no ano de
1.997.
Em
decorrência da localidade da escola e devido às solicitações e anseio da
comunidade implantou-se no ano de 1.999 o ensino fundamental de (5ª a 8ª)
séries, embora esta seja ainda escola classe.
É
salutar registrar que em parceria com a UnB – Universidade de Brasília, do
período de 1.999 a 2.004 desenvolveu-se os projetos: “Educação e Pesquisa
Ambiental” e “Estado Nutricional das crianças de uma comunidade rural do DF”.
Ainda no mesmo ano fora desenvolvido em parceria com a SEE/DREP o projeto: “Paz
na Escola”, e, em 2.007 desenvolveu-se o projeto: “Inclusão Social”.
É
importante registrar que no ano de 2.008, iniciou os trabalhos com a Gestão Escolar
eleita através de processo democrático e está desencadeando os trabalhos
através de gestão participativa, contanto também com Supervisores Pedagógico e
Administrativo, sendo-os a professora Cleusa Macedo de Santana e Juraci Ribeiro
da Cunha Filho, respectivamente.
É
relevante ressaltar que a escola no ano de 2.008 fora contemplada com prêmio do
projeto “Superação Jovem”, sendo destaque a professora da cadeira de história
Rosária Rosa dos Santos Ramos.
O ano de 2009
tornou-se Centro Educacional Osório Bacchin, de acordo com a Portaria Nº 323 de
21 de agosto de 2009, publicada no DODF nº 163 de 24 de agosto de 2009. E desde
2015 vem construindo o Inventário propostos para escolas do/no campo. Como
consta no Dicionário da Educação do Campo (2012; p.241), se “reconhece a
diversidade sociocultural e o direito à igualdade e à diferença” (Brasil, 2001)
na educação básica do campo.
Para o ano de
2017 o Centro Educacional Osório Bacchin vislumbra mudanças pedagógicas que
envolvem a quebra de paradigmas do fazer metodológico e para isso a escola
monta seu memorial no blog: cicloosoriobacchin.blogspot.com.br.
2.1. Espaço
Físico da Escola
O espaço
interno da escola conta com 06 salas de aula, um pátio, não dispomos de
laboratório de informática e neste ano a gestão improvisou um espaço externo do
pátio para que ocorra o projeto de leitura.
Quantidade
|
Espaço
físico
|
06
|
Salas de aula
|
01
|
Sala de Professores
|
01
|
Sala de Recursos
Generalista
|
01
|
Sala de Direção
|
01
|
Sala da Secretaria
|
01
|
Pátio coberto
|
01
|
Espaço externo para
sala de leitura
|
01
|
Banheiro masculino
coletivo de alunos
|
01
|
Banheiro feminino
coletivo de alunos
|
01
|
Banheiro para
professores e funcionários
|
01
|
Banheiro para
professoras e funcionárias
|
01
|
Cantina
|
01
|
Sala para servidores
|
2.2. Dados de Identificação da Instituição
Educacional
Instituição
de Ensino
|
Centro
Educacional Osório Bacchin
|
Data de
Fundação
|
Ano de l.989
|
Endereço
|
Zona Rural
Jardim Morumbi na Quadra “G” Lote 22
|
Endereço eletrônico
|
|
Localização
|
Escola do Campo situada na zona
rural próximo cidade de Planaltina DF
e do Município de Planaltina- GO.
|
Mantenedora
|
Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF Coordenação Regional de Ensino:
Planaltina - DF
|
Nível de ensino
|
Educação Básica
|
Modalidade de ensino
|
Séries Finais (3º Ciclo) e 9º ano EF09
Ensino Médio (semestralidade)
|
Turnos de funcionamentos
|
Diurno (matutino / vespertino)
|
Equipe diretiva
|
Diretor: Danilo Mendonça Soares
Vice-Diretora: Alessandra Dias
Oliveira Guimarães
|
Horário de funcionamento
|
Matutino 7h às 12 h.
Vespertino: 13h às 18h
|
Secretaria Escolar
|
8h às 12h
13h às 17h
|
3. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR
Conforme os dados na
secretaria, constatamos que os alunos dessa escola se deslocam de diversas
localidades e glebas: Morumbi, Palmeiras, Vale Verde, Monjolo, Quintas do
Maranhão e assentamento Márcia Cordeiro. Estes moram em chácaras e/ou fazendas
e os pais /responsáveis são caseiros e trabalham na agricultura familiar, e outros,
pagam aluguéis e os responsáveis trabalham em Brasília, Planaltina e
Sobradinho. A comunidade matricula seus filhos no CED Osório Bacchin, por ser a
escola mais acessível ao deslocamento e outros por ser a escola mais próxima
que oferta o Ensino Fundamental e Médio. A escola funciona com 06 turmas no matutino e
06 no vespertino, num total de 286 alunos matriculados, sendo 165 do Ensino
Fundamental Séries Finais e 121 matriculados no Ensino Médio e 28 profissionais
da educação (entre professores, coordenadores e sala de recursos e uma direção
composta por membros eleitos pelos segmentos da escola), 06 servidores
terceirizados e 12 servidores
(1 secretário, 4 vigilantes e 7 auxiliares) .
O Centro Educacional
Osório Bacchin, localiza-se na zona rural de Planaltina-Distrito Federal, apresenta uma pluralidade na
formação da comunidade local, sendo alguns de baixo poder aquisitivo e cultural
e outros proprietários das terras (chácaras e/ou sítios e fazendas). Neste
recorte temos uma maioria dos alunos que são filhos de caseiros de chácaras e
que apresentam histórico familiar peculiar, bem como, famílias desestruturadas
e com dificuldades financeiras pela falta de emprego, bem como, envolvidos no
quadro com drogas ilícitas.
Além
dos problemas elencados, a ausência dos pais na escola acontece devido seu
deslocamento para trabalhar no Plano Piloto ou em Planaltina –DF que
caracteriza um lugar rural com fortes características urbanas devido sua
proximidade com a RA VI de Planaltina - DF. Apesar de estarmos situados no meio
rural, poucas famílias vivem da agricultura familiar, sendo assim, o perfil dos
moradores é composto por imigrantes na grande maioria da região nordeste e do
norte do Brasil. Até mesmo os alunos são vindos de outra região do país. Torna
peculiar e relevante essa consciência de diferentes culturas que cercam as
escolas públicas no DF, em especial o CED Osório Bacchin.
Mediante
tal realidade local, se faz necessário embasar a proposta pedagógica nos Parâmetros
Nacionais da Educação (PCNs) com foco no multiculturalismo e na regionalização,
bem como, na memória do lugar. Bem como, o estudo currículo, planejamentos
individuais e coletivos, observação e acompanhamento das metodologias
acessíveis aos estudantes da escola do/no campo. As atividades pedagógicas são
contextualizadas e inseridas neste contexto interdisciplinar, considerando-se a
realidade local.
Mesmo
mediante aos entraves gerados pela precariedade da estrutura , no caso para os
alunos do Ensino Médio que não possuem laboratórios, acesso a internet, sala de
vídeo e biblioteca. No entanto, a escola trata de compor atividades paliativas
para não gerar inacessibilidade ao ENEM.
A integração com a
comunidade é saudável, pois esta escola entende que somente pelo
compartilhamento de experiências acumuladas, e, a valorização destas é que faz
com que ocorra um fortalecimento de fato desta relação tão necessária para o
êxito do aluno.
ENSINO
MÉDIO
|
||
MATUTINO
|
||
1º
ANO
|
02
turmas
|
|
2º
ANO
|
01
turma
|
|
3º ANO
|
01 turma
|
|
9º ANO
|
02 turmas
|
|
SÉRIES
DO ENSINO FUNDAMENTAL – EF09
|
||
VESPERTINO
|
||
6º
ANO
|
02
turmas
|
|
7º
ANO
|
02
turmas
|
|
8º
ANO
|
02
turmas
|
|
4. MISSÃO
A função social da
escola é a formação intelectual do estudante, proporcionando uma educação de
qualidade, mediante a formação para diversidade e a cidadania na prática da
alteridade e da compreensão das peculiaridades da escola do/no campo.
4.1. Objetivos Institucionais Gerais
O Projeto Político Pedagógico do CED Osório Bacchin
apresenta como objetivo geral á formação cidadania, autonomia e ao protagonismo
do estudante em ambiente escolar. Preparando os estudantes para as relações
entre a educação escolar, trabalho e as práticas sociais de forma autônoma.
4.2. Objetivos Específicos
- Proporcionar
aos alunos caminhos para desenvolver suas capacidades de aprendizagens e
criatividade;
- Mitigar ações
para entrada, permanência e continuidade na vida acadêmica no ensino Superior;
- Desenvolver
competências e habilidades por meio de projetos que levem ao protagonismo do
estudante;
- Preparar para
o mercador de trabalho incentivando aos estágios ofertados para os alunos do
Ensino Médio;
- Estimular o
reconhecimento da identidade campesina;
- Reconhecer sua
identidade enquanto morador do campo e valorizar a cultura do lugar;
- Incentivar os
estudantes do Ensino Médio a participarem do processo do ENEM;
- Preparar os
estudantes para conviverem na sociedade respeitando a diversidade;
- Estimular os
estudantes a estudarem e voltarem ao campo para promoção do Desenvolvimento
Regional e local.
5. PRINCÍPIOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EPISTEMOLÓGICOS
|
Os princípios epistemológicos que norteiam a trajetória
educacional desta escola, baseiam-se no direito à Educação para todos e neste
sentido a aquisição de aprendizagem significativa e o desenvolvimento de
competências e habilidades, além é claro, dos princípios éticos e morais que
entrelaçam as relações sociais e de convivência com o meio ambiente.
Sendo
assim, o CED Osório Bacchin um local propício para fluir de maneira espontânea
o saber, o respeito à diversidade e a prática da cidadania. Com tudo, o Projeto
Político Pedagógico vem consolidar tais perspectivas construídas no coletivo de
ir em busca de práticas pedagógicas escolares que sirvam de ponte para a
travessia na aquisição das competências e saberes.
O despertar para a cidadania e para os
direitos Humanos está previstos no Currículo em Movimento da Educação Básica –
SEEDF.
De modo que a Educação para os Direitos
Humanos seja contemplada nas ações pedagógicas e que abordem os temas
transversais inseridos na sociedade contemporânea como: o protagonismo da
mulher negra na sociedade e no campo, os LGBTs, as questões étnicas e
religiosas, bem como, a inclusão das pessoas com deficiência no contexto
escolar e na sociedade em geral.
Ampliando assim os procedimentos
adotados em sala de aula por meio de pesquisas, análises, questionamentos e
avaliações, a fim de refletir de maneira responsável no intuito de tomar
decisões adequadas para estabelecer relações entre o crescimento cultural, a
qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.
6. CONCEPÇÕES TEÓRICAS
FUNDAMENTADORAS DAS PRÁTICAS
Currículo
A proposta curricular do CED Osório
Bacchin está sendo construída este ano, visto que estamos implementando o 3ª
Ciclo e a Semestralidade baseado nos pressupostos do Currículo em Movimento para
as diferentes áreas do conhecimento inserindo a interdisciplinaridade, temas
transversais: Educação para a Diversidade, Cidadania, Educação para os Direitos
Humanos, Educação para a Sustentabilidade e metodologias específicas para a
Semestralidade e o Ciclo.
Aprendizagem
Com
as novas metodologias e organização do espaço escolar, bem como, a participação
da comunidade escolar vem sendo elaborada em consonância com os projetos a
serem desencadeados no decorrer do ano letivo. Os projetos previstos no PPP abarcam
a Teoria Pós-Crítica, uma vez que deverão criar momentos para ação- reflexão, discussões
e análises [...] dos processos pelos quais as diferenças são produzidas através
das relações de assimetria e desigualdade [...] (Currículo em Movimento da
Educação Básica/SEEDF apud Silva 2003, p. 89).
Avaliação
Sabendo-se
que a avaliação é um instrumento utilizado para regulação das ações e
planejamento de outras a serem estipuladas para a escola em acordo com o que é
estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil,
2012) da SEDF, faz com que o comprometimento com a qualidade no Centro
Educacional Osório Bacchin, tornasse uma preocupação permanente, pois sabe-se
que é fundamental o conhecimento a cerca dos níveis de qualidade das ações que
são desenvolvidas. Tal análise serve para manter os planejamentos e metas que
produzem resultados esperados e alterarem os que não correspondem.
A avaliação nesta instituição ocorre
em duas vertentes: a avaliação do processo ensino e de aprendizagem leva em
consideração o que orienta as Diretrizes de avaliação do processo de ensino e
de aprendizagem para a Educação Básica e a avaliação da execução da Proposta
Pedagógica realizada por meio de uma análise no findar dos projetos executados.
7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
A
portaria n°12 de 29 de janeiro de 2014 garante a Coordenação Pedagógica e tem
como objetivo articular, planejar, orientar acompanhar as atividades
didático-pedagógicas, a fim de dar suporte ao Projeto Político-Pedagógico e as
ações previstas para que se atinja o currículo e a transversalidade. Para
garantir estes espaços de construção de ideias a gestão prevê: Reuniões
pedagógicas com professores, sala de recursos e funcionários para organizar e
debater decisões/ações semanalmente no coletivo.
Este
ano com a implementação do 3º Ciclo ocorrem mudanças significativas no contexto
pedagógico, desde os agrupamentos e reagrupamentos, horário específico e
Conselho de Classe participativo com pré conselho e avaliação formativa. Com
isso, a coordenação e a gestão vêm realizando atividades com a comunidade para
explicar e colher sugestões neste novo molde para a educação das Séries Finais.
Em
relação ao Ensino Médio, com a implementação da Semestralidade a reorganização
dos componentes curriculares, em blocos e as mudanças na práxis pedagógicas. A
coordenação e a gestão realizam reuniões com os estudantes para debater as
mudanças e entender como fica o processo do ENEM e o PAS/UNB, hoje a
preocupação dos alunos e levantar perspectivas para preparação profissional e
acadêmica.
As
mudanças em que o CED Osório Bacchin se propõe a partir deste PPP/2017 demanda
a discussão e elaboração de projetos específicos que atendam tanto o 3º Ciclo
como a Semestralidade. Apesar das limitações em relação a estrutura física da
escola, principalmente a ausência de laboratórios de informática e biblioteca para
o incentivo ao ensino e a pesquisa.
A
Sala de recursos generalista articula ações entre os professores, coordenação e
os estudantes com deficiência, apoiando e construindo em conjunto a adequação
curricular, adaptação de avaliações e apoio pedagógico. A escola atua na
perspectiva inclusiva tendo alunos com os respectivos diagnósticos: Transtorno
de Espectro Autista /TEA, deficiência Intelectual/ DI, Transtorno Opositor Desafiador TOD/DI e baixa
visão. A escola apresenta uma dificuldade para atender a Portaria que rege que
o AEE deve acontecer no turno contrário e os alunos não tem acesso ao
transporte escolar tendo que a família assumir o cumprimento deste atendimento.
Os
alunos de deslocam por meio do transporte escolar com itinerários que muitas
vezes, em alguns casos, os alunos andam uns 4 quilômetros para chegar ao ponto
de ônibus.
No
setor administrativo a composição se faz com o Diretor e a Vice-Diretora com
funções específicas para direcionar tanto o pedagógico quanto o administrativo,
não há a figura do supervisor pedagógico o que sobrecarrega as duas
coordenadoras que articulam e direcionam os projetos pedagógicos peculiares ao
ciclo e a semestralidade. Na secretaria a escola conta com um secretário para
atender toda a comunidade, estudantes e professores, visto que é responsável
pela documentação, encaminhamento e acompanhamento dos diários eletrônicos e dos
lançamentos de notas.
8. CONCEPÇÕES PRÁTICAS E
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO
O
Conselho de Classe funciona como o colegiado na estrutura da escola, pois
articula ações burocráticas e participa das definições pedagógicas que envolvem
o coletivo dos alunos, como no caso do calendário de reposição e investimento
das verbas destinadas a escola.
O
desenvolvimento das atividades programadas pela escola é acompanhado pela
gestão e coordenação como previsto no Plano de Ação.
Os
procedimentos de avaliação funcionam de acordo com o PPP num processo formativo
e definidos nas reuniões pedagógicas:
-
Avaliação diagnóstica acontece no início do ano letivo para conhecer o perfil
dos alunos e os conhecimentos acadêmicos em cada componente curricular.
-
Avaliação contínua e formativa conforme as metodologias (trabalhos em grupos,
pesquisas, debates e discussões em sala de aula) para cada modalidade atendida
na escola em consonância com a proposta dos ciclos e da semestralidade.
-
Portfólios;
-
Auto-avaliação;
-
Confecção de painéis e cartazes;
-
Dança e música;
-
Oficinas;
-
Simulados;
-
Prova bimestral;
-
Pré Conselho dos alunos;
-
Conselho de Classe participativo;
-
Avaliação;
-
Recuperação contínua;
-
Dependência que garante ao aluno prosseguir seus estudos na série seguinte.
9. ORGANIZAÇAO DA PROPOSTA
CURRICULAR
O
Centro Educacional Osório Bacchin, visa uma educação que reflita a construção
do indivíduo na sociedade, o respeito à Diversidade, o conhecimento sobre os
Direitos Humanos e a valorização da Cidadania para implementar e executar novas
maneiras de ensinar e selecionar os conteúdos propostos no Currículo, de modo a
auxiliá-los a se adequarem as várias vivências a que são expostos em seu
universo cultural, considerando as capacidades que já tem e as potencializa,
preocupando-se com aqueles alunos que se encontram em dificuldade no
desenvolvimento das capacidades básicas, de modo a tornar eficaz.
Para tanto pretende:
-
Proporcionar situações problematizadoras que desafiem as capacidades do educando
e revelem o que pensa e como compreender o mundo;
-
Proporcionar a interação dos estudantes, vivência grupal, onde participarão de
diferentes grupos;
-
Utilizar situações de aprendizagem em que a construção do conhecimento envolva
além dos fatores cognitivos, os afetivos e sociais;
-
Criar situações que permitam ao trabalhar temáticas que envolvam áreas do
conhecimento no intuito de:
·
Desenvolver os processos fundamentais e
estruturas que permitam uma compreensão crítica do mundo;
·
Considerar a cultura da comunidade e
promover formas de vivências culturais;
·
Oportunizar aos alunos condições e
possibilidades de conviver com a pluralidade, diversidade, considerando as
diferenças entre as raças, classes e gênero, desenvolvendo atitudes de respeito
e consideração mútua.
·
Os conteúdos referentes à história e
cultura afro-brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo
escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história
brasileira, aludindo a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e
o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo
negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.
·
Esta unidade escolar oferta a modalidade
de educação inclusiva, para os alunos com diagnóstico, em classes comuns do
ensino regular e conta com o serviço de apoio na sala de recursos como
complementação e do atendimento, pó meio de recursos e estratégias pedagógicas
diferenciadas inclusive com adaptação curricular, afim de que o aluno alcance o
currículo da base nacional comum, respeitando evidentemente suas
possibilidades.
A organização curricular
e respectivas matrizes são pautadas nas diretrizes pedagógicas da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal.
GRADE CURRICULAR DO ENSINO
FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
|
200
|
MATEMÁTICA
|
200
|
CIÊNCIAS NATURAIS
|
160
|
HISTÓRIA
|
120
|
GEOGRAFIA
|
120
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
120
|
ARTE
|
80
|
L.E.M. INGLÊS
|
80
|
ENSINO RELIGIOSO
|
40
|
PI I
|
40
|
PI II
|
40
|
GRADE
CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
|
160
|
MATEMÁTICA
|
120
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
80
|
HISTÓRIA
|
80
|
GEOGRAFIA
|
80
|
FILOSOFIA
|
80
|
SOCIOLOGIA
|
80
|
QUÍMICA
|
80
|
FÍSICA
|
80
|
BIOLOGIA
|
80
|
ARTE
|
80
|
L.E.M. INGLÊS
|
80
|
L.E.M. ESPANHOL
|
40
|
PI I
|
40
|
PI II
|
40
|
10. PLANO
DE AÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PPP
Para efetivar o PPP 2017 o CED Osório Bacchin
realizará durante o ano as avaliações necessárias ao PPP, tendo em vista a
implementação dos 3º Ciclo e da Semestralidade e de suas especificidades
metodológicas e avaliativas conforme previsto nos documentos da SEEDF que regem
tais propostas.
Construir
um processo de avaliação constante das ações pedagógicas para melhorar a
articulação e comunicação com os alunos e suas respectivas aprendizagens. De
modo a melhorar o desempenho escolar dos estudantes, desenvolver a formação
crítica reflexiva, implementar metodologias em sala de aula, elaboração de
fichas para Conselho de Classe que atendam as demandas e para acompanhamento
escolar dos alunos na perspectiva da avaliação formativa conforme as Diretrizes
de Avaliação Educacional da SEEDF.
10.1
Planos de Ação para o Desenvolvimento do PPP
DIMENSÂO
|
OBJETIVOS
|
METAS
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
DAS AÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
CRONO-
GRAMA
|
Gestão Pedagó-gica
|
- Estimular os mecanismos para os avanços na
aprendizagem;
- Incentivar a entrada e permanência do aluno;
- Mitigar ações para valorização do profissional
de educação;
- Estimular o protagonismo juvenil e oportunizar
aos alunos atividades que desenvolvam suas opiniões;
- Fornecer suporte aos diferentes segmentos na
escola para melhor desempenho de suas funções.
|
- Promover a participar na elaboração do PPP;
- Propor ações para redução em 80% da reprovação;
-Aumentar significativamente a participação dos
responsáveis, integrando a família na escola;
- Criar um calendário cultural;
- Mitigar ações contra a evasão escolar;
-Orientar a criação do grêmio estudantil;
- Proporcionar ao estudante condições para
participarem do PAS/UNB, ENEM e concursos;
- Aplicar os recursos em concordância com a
legislação vigente.
|
- Criação da Comissão para registro do PPP e
elaboração coletiva;
- Implantar projetos interventivos para acompanhar
as necessidades dos alunos;
- Convocar a família para participar nos momentos
na escola quer sejam debates, reuniões, conselhos ou culturais;
- Acompanha-
mento pedagógico junto a equipe de Coordenação da
escola / apoio;
- Realizar reuniões por segmentos na escola e
depois coletivas para tomada de decisões.
|
- Assegurar o cumprimento do PPP
|
Equipe gestora e de coorde- nação pedagógica/
apoios.
|
No decorrer do ano letivo.
|
Gestão de Resultados Educacio-
nais
|
- Mediar o trabalho pedagógico do 3º Ciclo , desde
a elaboração de planejamento acompanha- mento e avaliação.
|
- Diminuir gradativamente a solidão pedagógica, a
fim de que o trabalho contemple a orientação para o 3º Ciclo.
|
- Formação continuada na coordenação pedagógica;
-Bidocência;
-Ensino Colaborativo
- Reunião com gestão, professores e alunos;
-Diálogo da elaboração dos projetos e
acompanhamento visando um trabalho interdisciplinar, transdisciplinar;
-Planejar e executar aulas em parcerias, que de
suporte aos projetos.
|
- Coordenação pedagógica individual e por área;
- Pré- Conselho;
-Reunião com os responsáveis dos alunos;
-Diários de Bordo;
-Atas dos Conselhos;
-Reagrupamentos interclasse e intraclasse.
|
Gestão
Coorde- nação
|
Semanal-
mente nas coordenações coletivas;
- Semanal-
mente nas coordenações individuais e por área;
- Mensal-
mente em reuniões gerais;
- Ficha avaliativa bimestral;
-Ata de reunião bimestral.
|
Gestão Participa- tiva
Conselho Escolar:
|
- Visa de maneira consultiva, fiscalizar,
mobilizar, deliberar e representar a comunidade escolar regulamentado pela
SEDF.
|
- Observar os princípios e as disposições
constitucionais, os pareceres e as resoluções dos órgãos normativos federal e
distrital e a legislação do Sistema de Ensino do Distrito Federal.
|
- Elaborar regimento interno;
- Analisar, modificar e aprovar o Plano anual
elaborado pela direção;
- Conferir a aplicação de recursos necessários a
manutenção e a conservação da escola;
-Divulgar informações;
-Debater os indicadores escolares de rendimento,
evasão e repetência;
- Propor estratégias para a melhoria da
aprendizagem.
|
- Avaliar os projetos elaborados ou em execução
por quaisquer dos segmentos que compõem a comunidade escolar.
|
Membros eleitos do Conselho escolar
|
Reúnem-se de acordo com a demanda da escola e do
Conselho escolar.
|
Gestão de Pessoas
|
Pais/
responsáveis
- Melhorar e fortalecer o relacionamen-
to da escola com a comunidade buscando a
participação efetiva de todos os membros do Conselho Escolar , fazendo valer
os princípios da gestão escolar participativa.
Secretaria
- Manter
atualizados a escrituração da secretaria, de modo a atender bem a
comunidade escolar com presteza e cordialidade.
Carreira
Assistência
Agente
de Copa e Cozinha
- Atender bem ao aluno e preparar a merenda
escolar conforme os padrões exigidos.
Serviços
Gerais
Terceirizados
- Atender a comunidade escolar e manter a limpeza
do ambiente escolar.
|
- Integração da família a escola e suas relações
mútuas.
- Cumprir com os prazos do sistema;
-Otimizar o tempo para cumprimento das tarefas.
- Portaria
- Zelar pela qualidade da alimentação escolar.
- Participar dos projetos da escola, desde que a
ação seja voltada ao aluno.
- Higienização da escola e conservação da área
externa.
|
- Eventos culturais;
- Projetos e reuniões;
-Conselho de Classe participativo.
- Atendimento ao público,
- Alimentação do Sistema EDUCAR;
- Efetivação da escrituração escolar.
- Assegurar o bom andamento e a segurança no
ambiente
escolar.
- Ser pontual;
- Desenvolver projetos para melhor aceitação da
merenda escolar.
- Limpar e cuidar dos materiais de limpeza em
local seguro.
|
- No decorrer de suas realizações
-
Mensalmente
- Participar no Pré Conselho e no Conselho
Escolar.
- Por meio de pesquisa aplicada aos estudantes.
- Gestão da escola
- Empresa
|
- Gestão, Coordenação e professo- res.
- Silvano Colli
- Moisés
- Reis
- Luis
-Regino,
Elisângela e
Lindomar
- João
- Soraia
Maximiana
- Leonice
|
-De acordo com o planejamento da
escola.
- De acordo com a demanda de trabalho.
Cotidiana- mente.
Cotidiana- mente.
Cotidiana- mente.
|
Gestão Financeira
|
- Promover a gestão financeira da escola de acordo
com os princípios de autonomia, transparência e ética do administrador
público;
- Otimizar a utilização dos recursos financeiros
com a participação da comunidade escolar;
- Buscar parcerias para solução de problemas de
estrutura física
|
- Utilizar a totalidade dos recursos recebidos de
acordo com as necessidades pedagógicas e administrativas obedecendo a legislação
vigente;
- Renovar e adquirir novos equipamentos para
conservação e limpeza do ambiente escolar;
- Continuar a melhorar a estrutura existente.
|
- Convocar a participação do Conselho Escolar na
tomada de decisões;
- Elencar com a comunidade as necessidades e
prioridades;
- Realizar reformas no prédio escolar
frequentemente;
- Promover reparos aos equipamentos.
|
- Nas reuniões e debates cotidianos.
|
- Equipe gestora
|
- Vigência do mandato
|
Gestão
Adminis- trativa
|
- Garantir o atendimento adequado e satisfatório
aos funcionários da unidade escolar para o bom desempenho de suas funções;
-Reorganizar o ambiente escolar de forma a
torna-lo mais agradável;
-Suprir a carência de cada segmento da escola.
|
- Atender a todos os servidores em suas
necessidades e observar critérios ligais pertinentes a cada segmento;
-Buscar recursos e meios para criar um Pergolado
para que os alunos possam se reunir enquanto aguardam o início das aulas;
-Utilizar a ferramenta PDE interativo para
detectar os problemas na escola e estabelecer critérios e prioridades para
solucioná-las;
-Utilizar a ferramenta SIGEPWEB para organizar e
fazer lançamentos administrativos dos funcionários.
|
- Orientar os funcionários sobre os afastamentos
legais e direitos;
- Mantendo atualizados os cadastros;
- Buscar parcerias com entidades civis;
-Buscar suporte junto a Coordenação regional de
Ensino;
- Criar GT para realizar as etapas de diagnóstico
e ações para resolução de problemas da comunidade escolar;
- Acessar o Sistema para lançamento da vida
funcional dos profissionais diariamente.
|
- Quando necessário haver ajustes.
|
Equipe gestora
|
-Vigência do mandato
|
10.2-
Projetos individuais, em grupos e/ou interdisciplinares desenvolvidos na escola.
PROJETOS
ESPECIAIS
A Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal/ SEEDF oferta projetos coletivos para
toda a rede e o Centro Educacional Osório Bacchin divulga e incentiva os alunos
a participarem dos seguintes projetos:
→
OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática com o objetivo de estimular e
promover o estudo da Matemática entre alunos de escola pública e contribuir
para a qualidade da educação básica.
→
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – Realizado pelo Ministério
da Educação e pela fundação Itaú Social, que tem por objetivo contribuir para a
ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.
O CED Osório Bacchin propõe para este ano letivo o desenvolvimento
de projetos que visem à re-significação
do espaço escolar, transformando-o num espaço vivo de interações, aberto ao
real e às suas múltiplas dimensões, trazendo uma nova perspectiva para o
processo de ensino e aprendizagem , tanto na proposta do ciclo como na
semestralidade. Para tanto, desenvolve:
Projetos
individuais, em grupos e/ou interdisciplinares desenvolvidos na escola.
PROJETO
|
OBJETIVOS
|
PRINCIPAIS AÇÕES
|
PROFESSOR RESPONSÁVEL
|
AVALIAÇÃO DO PROJETO E NO PROJETO
|
Ensino Médio/
Semestralida-
de
Rádio Diversidade
|
a) Comunicar e estimular a consciência crítica e a
cooperação entre as pessoas;
b) Promover o resgate da identidade
cultural brasileira;
c) Ser instrumento de transformação,
por meio da cultura e do exercício da cidadania.
|
a) Aprofundar na história e
identidade das matrizes culturais formadoras do Brasil e no diagnóstico
ambiental.
b) Os programas serão feitos pelos
estudantes sobre os seguintes temas: Comunicação Comunitária, Conceitos sobre
Cultura e Diversidade Cultural, Conceito de meio Ambiente/ Cultura,
Influências Culturais, História Afro-Brasileira, Povos Ameríndios, História de
Planaltina e manifestações culturais locais, Comunicação/Educa-
ção e Música.
|
Professor de História Leônio Matos e
equipe pedagógica
|
A
avaliação será realizada de forma processual e contínua para constatar se os
objetivos foram alcançados.
|
Projeto Interdisciplinar de produção
de texto, preparação para o vestibular, concursos, redação e mercado de
trabalho.
|
Este projeto tem como objetivo:
Despertar o interesse do aluno por
conteúdos que são necessários ao seu desenvolvimento intelectual e profissional.
O projeto será realizado no decorrer dos 3 anos que constituem o Ensino Médio
as seguintes competências: Análise crítica, leitura e Produção, concentração
e desenvolver a postura profissional
|
- Realização de simulados;
- Praticar e aprimorar a escrita;
- Preparar para as provas do ENEM,
PAS e vestibulares;
- Incentivar a leitura dentro e fora
da escola;
-Conhecer e praticar vários tipos
textuais (tipologia textual).
|
Irene Amado ( professora de português),
Dayane Alcântara (professora de espanhol)
e coordenação pedagógica.
|
-
Produção de texto em sala de aula,
-
Leitura e interpretação de texto das leituras individuais;
-
Avaliação processual e contínua do projeto.
|
Projeto Cidadão Consciente, Cuida do
Ambiente.
-----------------
EF09 -
Séries Finais/ 3º Ciclo
Nas trilhas do Cerrado.
|
- Despertar no estudante a valorização do ambiente em que vive, fazendo-o
relacionar a importância do mesmo, em escala local, nacional e global.
- Organizar ações que contribuam
para a redução do lixo escolar, pretendendo assim, a redução do lixo nas
casas e na comunidade;
- Incutir no aluno a consciência
sobre a utilização racional dos recursos naturais;
- Incentivar a adoção de hábitos de
proteção ao meio ambiente, seja em casa e por onde circularem.
- Mitigara ações para a redução do
lixo doméstico e reutilização do mesmo.
- Promover ações sobre a importância
do campo e dos profissionais que atuam neste espaço.
---------------------------
- Reconhecer o
Cerrado como parte de sua casa,
respeitando, valorizando e protegendo este bioma;
-Formar cidadãos conscientes para as
causas ecológicas;
- Caracterizar o bioma cerrado;
- Identificar os principais de
agentes poluidores do cerrado, na região da escola.
|
- Leituras e interpretação;
- Debates;
- Trabalhos em grupo;
- Confecção de cartazes;
- Apresentação de seminários;
-Vídeo aulas;
- Exibição de documentários;
-Trabalho com músicas.
-------------------------
-Exposição de
- Registro de fotografias sobre a
fauna e a flora do cerrado em volta da escola;
-Apresentar receitas culinárias a
partir de frutos do cerrado;
-Realizar trilhas e passeios com
parceira com a Polícia Ambiental e a Estação Ecológica de Águas Emendadas;
- Pesquisa e estudo dirigido sobre
as principais características do cerrado.
|
Professora de geografia Vera Lúcia
dos Santos e coordenação pedagógica
--------------------
Luciana Vieira
( Sala de Recursos/ Biologia)
Isís Thomé
(Ciências Naturais)
Ziziléia Vasco
(apoio/ Ciências Naturais)
e coordenação pedagógica
|
Processual
e contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas. E
no findar do ano letivo avaliação das metas atingidas.
------------------
-
Processual e contínua do Projeto no decorrer de sua execução;
-
Por meio de registros feitos nas fichas avaliativas nos Diários de Bordo
acerca do empenho, autonomia,
participação e frequência dos alunos.
-
|
Pintando a Diversidade
|
- Relacionar diferentes contextos no ambiente escolar;
- Evidenciar e elabora uma linha
histórica da evolução histórica dos direitos da Mulher;
- Levantar o contexto da Mulher do
Campo e sua representatividade na produção de renda;
- Reconhecer as diferentes correntes
que abarcam os LGBTs ;
- Apontar as diferentes religiões no
contexto escolar e da região ;
- Abordar as questões étnicas: indígenas, camponesa, negros, regionalismo
e multiculturalismo.
- Despertar a prática da alteridade
ao se analisar Direitos, Deveres e
Cidadania
|
- Agrupamentos intra e extraclasse;
- Palestras e debates acerca dos
temas;
- Documentários;
-Pesquisa in loco;
- Apresentação / seminários;
- Feira Cultural para Cidadania e
Diversidade.
|
Patrícia Monteiro ( Geografia/ Sala
de Recursos)
Silvânia ( Inglês)
Mônica Bastos ( Geografia) e coordenação pedagógica
|
-
A avaliação acontecerá no decorrer da execução dos Reagrupamentos e da
participação dos estudantes, bem, como, as repercussões da proposta para o
estudante no contexto escolar.
-
Os estudantes serão avaliados por meio de fichas e instrumentos específicos
que envolvam a discussão dialética.
|
Tocar, Cantar e Dançar
|
- Identificar os diferentes estilos musicais e suas origens;
- Resgatar as músicas e tradições da
região, no caso deste território do campo;
- Desenvolver relações sociais e
afetivas, por meio de atividades com a músicas e seus movimentos, explorando
a psicomotricidade e sua relação com o tempo e o espaço.
|
- Dinâmicas para despertar o talento
ou habilidade para compor e realizar arranjo musical;
-Pesquisas envolvendo os diferentes
gêneros musicais e suas relações com as diferentes regiões do Brasil;
- Apresentações de diversificados
estilos musicais.
|
Ramon ( Matemática)
Ranielle (Português)
e coordenação pedagógica
|
Avaliação
contínua e processual do projeto no decorrer dos reagrupamentos.
|
Esporte:
Jogos e Brincadeiras
|
- Apresentar jogos e brincadeiras antigas;
- Resgatar jogos e brincadeiras antigas;
|
- Apresentação do projeto aos
alunos;
- Execução das atividades na
prática;
- Confeccionar pipas, petecas e
outros.
|
- Sérgio ( Educação Física)
Heber ( História)
Danilo ( Diretor/ Geografia) e
coordenação pedagógica
|
-
Participação e execução das atividades propostas no decorrer dos
Reagrupamentos
|
Grupo de Teatro
CAMPARTE
|
- Desenvolver o potencial criador dos coordenadores/ alunos dos
mediadores/professo-
res e colaboradores , buscando
formação crítica;
- Conhecer, apreciar e utilizar a
arte cênica como elemento de possibilidade de consciência corporal, auto
conhecimento e trabalho em equipe.
|
- Oficina mensal
-Criar um grupo de teatro;
- Protagonismo juvenil com os
intervalos pedagógicos;
-Técnicas de expressão corporal;
- Reagrupamentos interclasse e
intraclasse.
|
Edinalva ( Matemática/ Coordenação)
Alessandra Dias Oliveira
Guimarães ( Português/ Vice-
diretora)
Gerson (Artes)
Denilce e Rosinha ( apoio pedagógico)
Sala de Recursos:
Patrícia Monteiro
Luciana Vieira
|
-
As avaliações dos alunos são acordo com o envolvimento nos trabalhos e
apresentações realizadas, de forma processual e contínua.
|
Literatura
Projeto Literart
|
- Desenvolver o gosto pela leitura,
bem como, o hábito de ler;
- Incentivar a leitura;
- Organizar o espaço literário;
- Entrelaçar com a arte do teatro a
proposta a fim desenvolver outra formas de linguagem como : e expressão
corporal , mímica e a releitura de obras.
|
- Empréstimos de obras literárias
- Realizar campanha de troca de
livros;
- Revitalização dos espaço para
leitura;
- Promover Sarau literário;
- Incentivar uma feira de livros,
bem como, a visita a feira que acontece no DF.
- Representar junto ao grupo de
teatro C&A Ipê peças co
relacionadas.
|
- Professora Denilce ( apoio
Pedagógico)
Rosinha ( Apoio Pedagógico)
Edinalva ( Coordenadora do Ciclo)
|
-
Avaliação do projeto no decorrer do ano letivo e das ações desencadeadas com
os estudantes.
|
Projeto Monitoria :
Além do Algoritmo
|
- Estabelecer relações interpessoais, respeitando as fragilidades dos
alunos;
- Estimular o interesse, a
curiosidade e espírito de investigação na resolução de desafios e soluções
problemas;
-Identificar conhecimentos
matemáticos como meio de compreensão do mundo.
|
- Atendimento de grupos interclasse
e intraclasse organizando conforme critérios dos professo-
res regentes;
- Atendimento individualizado aos
alunos com dificuldades específicas.
|
- Professor Ramon (Matemática)
- Coordenadora Edinalva ( Matemática)
- Monitores de salas nas aulas de
Matemática e monitores dos 9 º anos uma vez por semana por turma.
|
-Avaliação
processual e contínua do grupo de Monitoria, que são voluntários no contra
turno e alguns alunos de sala da série cursada no mesmo Bloco.
|
Projeto
Na Tela do Campo 2017
O Protagonismo da Mulher do Campo:
As “Marias” do Cerrado
|
- Abordar a identidade campesina, a questão do lugar e suas
representatividades, o território e suas relações, bem como, a identidade
para a escola no/do campo.
|
- Criação e divulgação do Blog
nateladocampo.blogspot.com;
- Pesquisa de campo para abordar em
2017 o Protagonismo da Mulher do Campo;
- Releituras de canções que denotam
o papel da mulher na sociedade;
- Trabalho em grupos /AEE Coletivo e
AEE individualizado;
- Participar do grupo de Teatro
CAMPARTE.
|
- Patrícia Monteiro
-Luciana Vieira
-Edinalva Cândido e
- Alessandra Dias Oliveira
Guimarães.
|
-
No decorrer das ações do projeto, tendo como foco incluir os alunos do AEE em
classe regular do 3º Ciclo.
|
-
10.3- Organização do trabalho pedagógico (OTP)
Coordenação pedagógica
Para dar suporte a execução do PPP a coordenação apresenta como
objetivo geral: Planejar, orientar e acompanhar as atividades metodologia didáticas a serem aplicadas para a implementação do Currículo da educação Básica.
Demandas Pedagógicas
|
OBETIVOS ESPECÍFICOS
|
AÇÕES/
ESTRATÉGIAS
|
PAR CERIAS ENVOLVIDAS
NAS AÇÕES
|
PÚBLICO
|
CRONO-
GRAMA
|
AVALIA-ÇÕES DAS AÇÕES
|
Coordenação
Implementa-ção do 3º Ciclo
|
- Discutir o entendimento
de teoria e de prática do Ciclo e da
Semestralida-
de recomendando materiais que
auxiliem na potencializa-
ção do trabalho pedagógico.
-Dialogar
diariamente a implementa-ção do 3º Ciclo ;
-
Auxiliar conflitos, buscando soluções que vise o crescimento gradativo,
individual e coletivo de professores, gestão,
alunos e seus responsáveis.
|
- Elaboração de atividades em
parcerias com professores, alunos, gestão e família;
- Encaminhar os instrumentos de
avaliação após amplas discussões;
-Levantar temas e soluções aos
conflitos enfrentados.
Direcionamento a pesquisa de
materiais de suporte.
|
- Professores
Coordenação Regional de Ensino/
UNIEB
Planaltina –DF
- EAPE
- Sala de Recursos Generalista.
|
Coordenação conforme a Portaria
446 19/12/2016 de escolha de turma.
- Comunidade Escolar e seus
respectivos segmentos.
|
Semanal-
mente durante o decorrer do ano
|
Processual e contínua no findar dos
semestres com debates e discussões dos trabalhos realizados.
-Avaliação das fichas e, atas e
memorial construídos no decorrer do semestre.
-Preencher Atas na reunião
coletiva que avalie e direcione o trabalho.
- Ficha de avaliação formativa no
pré conselho
- Reunião com a equipe diretiva
semanal- mente e Conselho de Classe participativo.
|
Acompa- nhamento de Projetos
|
- Dar o suporte necessário para elaboração, execução
e avaliação dos projetos;
- Trabalhar os reagrupamen-
tos interclasse e intraclasse.
|
-Desenvolver autonomia dos alunos;
- Descentralizar as diversas áreas do conhecimento, buscando um
trabalho transdisciplinar;
- Ensinagem de qualidade com afetividade.
|
- Professores e coordenação
|
Gestão/ Coordenação/ alunos/ mediadores/ professores e colaboradores.
|
- Bimestral-
mente.
|
-Debates Discus-
sões mensalmen-
te nos reagrupa-
mentos interclasse e intraclasse.
|
Implemen-tação da
Semestra-lidade
|
- Participar da implementa-
ção da Semestralida-
de por meio de acompanha- mento da avaliação na busca de soluções para
organizar o processo pedagógico.
- Apropriar dos pressupostos teóricos e metodológicos da organização da
escola em semestre.
|
- Estudo sobre o Currículo da Educação Básica, as Diretrizes e
Orientações Pedagógicas da rede;
-Desenvolver no espaço da coordenação momento de formação continuada
para subsidiar a organização do trabalho pedagógico na semestralidade.
- Definição de instrumentos para o registro das discussões e
encaminhamento do grupo;
- elaboração de cronograma para os Projetos e das atividades a serem
realizadas.
|
-Coordenação Regional de Ensino/UNIEB
Planaltina –DF
- Professores - Equipe Gestora
-Coordenação Pedagógica.
|
- Comunidade Escolar e seus
respectivos segmentos.
|
Semanal-
mente durante o decorrer do ano
|
- Ficha de avaliação
- Reunião com a
equipe diretiva semanal- mente e Conselho de Classe.
|
Sala de Recursos
Generalista
|
-Criar condições favoráveis para que
aconteça a valorização das potencialida-
des dos alunos com deficiência e
TEA.
-Promover a socialização dos alunos
por meio das informações das informações das diferentes áreas do
conhecimento, música, artes visuais, dança e TICs, valorizando as habilidades
e aptidões, respeitando suas fragilidades e limitações.
Possibilitar que a comunidade
escolar tenha acesso às informações sobre educação especial.
-Auxiliar os professores de classe
comum a fazerem as adaptações necessárias para que os alunos tenham acesso ao
currículo e às atividades e projetos desenvolvidos na escola.
|
-AEE individual e coletivo, oferecendo atividades complementares às
ações desenvolvidas em classe comum.
-Oferecer atividades que promovam o desenvolvimen-
to da psicomotricida-
de, noção de espaço-tempo, raciocínio lógico-matemático, autoestima,
autonomia, aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula na vida
prática do aluno, interação social, linguagem oral e escrita.
-Atuar de forma colaborativa com os professores regentes para definição
de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso ao currículo do
estudante com deficiência e TEA, e a sua interação com os diferentes
segmentos da escola.
-Promover estudos de caso.
-Orientação às famílias sobre a importância do seu envolvimento e
participação no processo educativo.
-Confecção de material didático-pedagógico específico para que os
estudantes com necessidades especiais tenham acesso aos conteúdos
desenvolvidos em classe comum.
|
Coordenação Regional de Ensino/
UNIEB
Planaltina –DF – Equipe de Apoio.
- Família / responsáveis.
- Professores regentes.
- Equipe gestora e demais segmentos
da escola.
-Coordenação pedagógica.
|
Alunos com diagnóstico de algum tipo
de deficiência e Transtorno do Espectro Autista.
- Professores de classe comum.
- Diferentes segmentos da comunidade
escolar.
- Pais/ responsáveis.
|
-
Cada aluno terá até quatro atendimen-
tos, de 50 minutos, por semana.
- Aulas colabora-
tivas com os professores regentes de
acordo com a demanda.
-Atendi-
men-
to aos professores regentes e aos
pais/responsáveis semanal-
mente.
|
-Observação nas mudanças de comporta-
mento dos alunos, progressos
relacionados à aquisição das aprendiza-
gens, autonomia e indepen-
dência.
- Análise do desempenho dos alunos
durante o AEE.
- Ao longo do ano quando será
possível verificar se os objetivos do plano AEE foram alcançados.
- Discussões com o grupo de
professores e a equipe gestora durante as coordena-
ções pedagógicas (semanal-
mente).
Atendimen-
to aos pais/respon-
sáveis, mensalmen-
te.
|
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
_______. Lei n.
9.394/1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). In:
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio, Brasília: MEC, 1999.
MEC – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO –
BRASIL, 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Gestão
compartilhada: Lei n. 4.036/2007, SEEDF: Brasília, 2007.
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – Currículo em Movimento – Pressupostos Teóricos: 2013.
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio, Brasília: MEC, 1999.
MEC – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO –
BRASIL, 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Gestão
compartilhada: Lei n. 4.036/2007, SEEDF: Brasília, 2007.
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – Currículo em Movimento – Pressupostos Teóricos: 2013.
DICIONÁRIO DA
EDUCAÇÃO DO CAMPO. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil
Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo:
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO do Processo de Aprendizagem para a
Educação Básica.
FERRARI, Eliana Moysés Mussi, Roteiro
para Elaboração da Proposta Pedagógica.
FERREIRA, Augusto – Proposta Pedagógica
da Escola Comunitária;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES, da Secretaria
de Estado de Educação do Distrito Federal;
RAMOS, Rosária
Rosa dos Santos - O LUGAR, A MEMÓRIA E
OS (MULTI) LETRAMENTOS: UM REENCANTAR NO CED- OSÓRIO BACCHIN E SUA COMUNIDADE -
Identidade e Pertencimento .Brasília: UnB,2015
Referências
eletrônicas
REGIMENTO ESCOLAR, das escolas públicas do Distrito Federal;
ANEXOS
Registros sobre
a implantação da Semestralidade
Apresentação pela equipe gestora da proposta da
Semestralidade aos pais e responsáveis




Reagrupamento interclasse na Semestralidade.
Registros sobre a implantação do 3º Ciclo – postados
no blog: https://cicloosoriobacchin.blogspot.com
Atividade de Ciências em
15/03/2017
Aulas práticas: trabalho de apoio da professora Ziziléia, nas aulas
da professora Isis, em Ciências Naturais.
PRÉ- CONSELHO 2017
Em acordo com a proposta do ciclo,
implementamos uma etapa importante de avaliação dos segmentos e ponderação
sobre o fazer pedagógico nesta nova perspectiva. O
que culminou no dia 15/05/2017.
Em uma Avaliação Formativa onde se
envolvem os diversos segmentos da escola, surge o momento da escuta sensível
com a participação dos alunos coordenadores das turmas do
vespertino, mediados pelos professores Conselheiros e pela Equipe Gestora,
na figura da Vice- Diretora.
Conselho de Classe Participativo
Dias 16, 17 e 18 de Maio de 2017
A escola é um
lugar de crescimento e avanços das discussões dialéticas sobre o fazer
pedagógico, sendo assim, a proposta que o 3º Ciclo apresenta , nesta moldura
que vem sendo desenhada no CED Osório Bacchin , o Conselho de Classe
Participativo / Avaliativo.
A participação
dos pais e responsáveis juntamente com alunos e professores se revelou um
Momento único na escola.
19/04/2017 - "Cartas nas mangas", a Coordenadora Edinalva entra
em sala de aula com temas co-relacionados com os projetos.
com o Instituto Maria Teresa: Altruísmo
27/04/2017
- Atividade da Professora Ranielle 6º A
09/05/2017 - Trabalho com Pigmentação
com uso de bucha de aço e revistas.
Professor Gerson - Arte
11/05/2017 - Atividades de Pesquisa com
os professores Mõnica ( 8ºB) e Heber (7ºA)
19/05/2017-
Atividade direcionada em grupo.
Professor Sérgio
- Educação Física
20/05/2017 - Intervalo Interativo
Alegria tomou conta de todos como uma prévia de
todos "Juntos e Misturados"
Atividade de relaxamento
24/05/2017 - Reagrupamento/ Monitoria
Equipe de alunos dos 9º anos que chegam ao
vespertino para agregar ao PROJETO MONITORIA nas aulas de matemática.
Construção Coletiva do PPP 2017
Segmento pais e responsáveis

Segmento professores, assistência,
servidores, agentes de copa e cozinha e Monitor.




PARTICIPAÇÃO
NO VI CIRCUITO PEDAGÓGICO 2017- REGIONAL DE PLANALTINA DF
http://nateladocampo.blogspot.com.br
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Início
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MEMORIAL
AS "MARIAS" DO CERRADO
O Projeto na Tela do Campo em 2017 volta ao cenário no CED Osório
Bacchin com a temática : O Protagonismo da Mulher do Campo, no intuito de
sensibilizar a comunidade escolar sobre o papel que exercem as "MARIAS DO
CERRADO" . Estas mães, esposas, trabalhadoras, estudantes e guerreiras que
em meio a diversidade do campo exercem suas lideranças, educam e promovem o
desenvolvimento humano, social e cultural.
Retornarmos com esta temática nos faz despertar para uma educação para o
protagonismo dos estudantes e das mulheres das suas respectivas famílias como
fonte inspiradora para a valorização da cultura e de seu papel importante neste
cenário.
A lida no campo, na enxada, na agricultura familiar, na religião e nos
espaços educativos da família e da comunidade local denotam que as
"MARIAS", cada uma com sua beleza , sua delicadeza e sua força que
sustentam e equilibram a vida no campo.
Sim ...
"MARIAS", mulheres lutadores pela terra;
"MARIAS" mulheres mantenedoras de suas famílias;
"MARIAS" que lutam contra a violência contra a mulher;
"MARIAS" que empregam na
enxada sua força e determinação;
"MARIAS" que choram por
seus filhos;
"MARIAS" que se alegram no
cotidiano;
"MARIAS" que enfrentam o período da seca no cerrado;
"MARIAS" que se alegram com a chuva quando desce e toca suavemente a semente na terra;
"MARIAS" que carregam as marcas do sol envelhecida pelo trabalho no campo;
"MARIAS" que se enfeitam para as festas e o arrasta pé;
"MARIAS" que sonham com o amor e com a terra
"MARIAS" que enfrentam o período da seca no cerrado;
"MARIAS" que se alegram com a chuva quando desce e toca suavemente a semente na terra;
"MARIAS" que carregam as marcas do sol envelhecida pelo trabalho no campo;
"MARIAS" que se enfeitam para as festas e o arrasta pé;
"MARIAS" que sonham com o amor e com a terra
Enfim, infinitas MARIAS DO CERRADO.
Patrícia Monteiro
https://cicloosoriobacchin.blogspot.com.br
3 º CICLO EM DIÁLOGO
Criado para registrar as memórias
da fase de implantação do 3 º Ciclo no Ensino Fundamental.
sexta-feira, 10 de março de 2017
O trabalho em Ciclo para as
aprendizagens requer uma reorganização de tempo e espaço escolar sustentada no
TRABALHO COLETIVO e NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA, garantindo assim as
aprendizagens, tendo o aluno como ponto central e sujeito plural.
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Arquivo d




























Terminei meus estudos ai em 2019. Estou ai desde 2016, não morava na região mas adorava a escola. Olhar essas fotos é um sentimento de nostalgia, em breve voltarei pra fazer uma visita na escola. Tão pouco tempo que sai mas o sentimento de saudade dos colegas e do ambiente sempre prevalece. Abraços Luan Vitor, 3 A 2019.
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